Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Chamadas falsas


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> INEM


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Kelinha




Registrado em: 13 Jul 2006
Mensagens: 4852

MensagemColocada: Qui Abr 19, 2007 11:58 pm    Assunto:
Chamadas falsas
    Responder com Citação



As chamadas falsas são um problema nacional. Largos milhares de chamadas falsas foram já recebidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. Os números são assustadores, sobretudo se lembrarmos que a cada chamada falsa pode corresponder a ocupação de meios necessários noutras situações reais. Com novas directivas, a realidade nacional promete mudar.

A estatística de 2006 aponta para cerca de 10 mil saídas de ambulâncias para atender a situações que não existem. Apesar de uma triagem feita pela PSP e GNR, no momento em que atendem os pedidos de auxílio via 112, algumas chegam a ser reencaminhadas para o INEM. Anualmente, milhares de chamadas não passam de uma desafortunada brincadeira, um tipo de gracejo com a autoria de crianças e também de adultos.

Este é um tipo de divertimento que incorre em problemas ao sistema de emergência médica pré-hospitalar, podendo significar o accionamento de meios mais afastados para uma determinada ocorrência, tudo porque os mais próximos procuram uma emergência que não existe. Quem realmente precisa de ajuda pode mesmo pagar um preço alto: o custo de uma vida.

A estatística, desde 1987, aponta para um crescente número de chamadas falsas e consequente activação de meios que só ao fim de 12 anos, em 2004, deu início a um decréscimo que se manteve descendente até 2006, mesmo assim, com 10 mil activações desnecessárias. O pior ano, o de 2003, contou com exactamente 17.624 activações para ocorrência nenhuma.

“Cada vez que uma ambulância vai em socorro de uma situação que pensamos ser real e depois chegamos à conclusão que é uma falsa chamada ficamos todos muito aborrecidos”. A afirmação é de Miguel Antunes, médico do INEM, que logo esclarece o porquê deste aborrecimento: “por um lado porque fomos enganados e por outro porque aquela ambulância que andou de um lado para o outro à procura de uma situação que, mais tarde, se vem a verificar que não existe, pode estar a ser necessária para acudir a uma situação verdadeiramente grave”.

Nesta realidade, estão envolvidos custos elevados e, por estas razões, até Junho de 2007, todas as chamadas para o 112 vão deixar de ser anónimas, mesmo que a chamada seja feita de um número privado. Assim, por exigência de uma directiva comunitária, o número de telefone e a localização de quem liga 112, vão passar a estar acessíveis aos operadores das centrais de emergência. Desta forma, não só diminuirá o número de chamadas falsas, como também permitirá um atendimento mais rápido, já que a nova tecnologia vai dar conta da identificação e localização do contactante, disponibilizando de imediato para onde deve ser enviado o socorro. De entre as vantagens, os equívocos serão impedidos, pois se numa dada situação, devido ao estado emocional, uma vítima indica uma morada por engano, a questão será rapidamente solucionada.

Cabe a todos os cidadãos assegurar e ensinar que as chamadas de emergência só devem ser realizadas em situações verdadeiras e que os transgressores serão severamente punidos por lei.

Fonte INEM
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª / Enfermeiro
Corpo de Bombeiro: Bombeiros Voluntários da Mealhada

MensagemColocada: Qui Abr 19, 2007 11:58 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo / Salvamento e Desencarceramento
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net INEM Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você não pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.1754s ][ Queries: 28 (0.0147s) ][ Debug on ]