Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Intoxicações: análise do ano 2006


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> INEM


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Kelinha




Registrado em: 13 Jul 2006
Mensagens: 4852

MensagemColocada: Ter Set 11, 2007 1:52 pm    Assunto:
Intoxicações: análise do ano 2006
    Responder com Citação



O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM analisou exaustivamente o registo das consultas efectuadas ao longo de 2006. A análise desta informação permitiu chegar a conclusões importantes. Veja quais neste artigo.

O CIAV registou em 2006 uma média diária de 76 consultas, num total de 27.620, verificando-se uma ligeira prevalência (1.394 casos) das consultas referentes a intoxicações em adultos. Uma referência particular para o grupo etário dos 1 ao 4 anos que registaram mais de 65% do total de intoxicações em crianças, determinando uma atenção especial relativamente à necessidade da adopção de medidas preventivas, nomeadamente junto de pais e educadores Gráfico 1.



Os medicamentos continuam a ser, em termos globais, os responsáveis pelo maior número de intoxicações, principalmente o grupo das benzodiazepinas (os vulgares calmantes ou ansiolíticos), o que facilmente se compreende se pensarmos no elevado consumo destes medicamentos pela população em geral. Seguem-se os produtos de utilização doméstica e industrial, sobretudo à custa dos detergentes utilizados no dia-a-dia na limpeza da casa Gráfico 2.



Como se constata no Gráfico 3, na maior parte das situações é dada indicação para o intoxicado permanecer no domicílio, sem que haja necessidade de recorrer a uma Unidade de Saúde. Para este facto contribuem vários factores: baixa toxicidade do produto em causa, dose ingerida, tempo que mediou entre o contacto com o produto e a ligação para o CIAV, e o facto da adopção no imediato de determinadas medidas, reduzirem ou eliminarem o potencial tóxico da situação. Realça-se assim o papel do CIAV na redução do acesso de um apreciável número de utentes às congestionadas urgências hospitalares, com tudo o que isso representa em termos de racionalização de recursos humanos e materiais.



Reportando-nos aos produtos que mais consultas determinaram para o CIAV em 2006, constata-se que os medicamentos são responsáveis por 7 itens, conforme indicado no Gráfico 4, com destaque para as benzodiazepinas e o paracetamol. O hipoclorito de sódio (lixívia) e os detergentes manuais, ocupando respectivamente o 2º e o 3º lugar entre os mais frequentes, traduzem na prática o fácil acesso e grande utilização destes produtos na sociedade em geral. Por fim os pesticidas com uma única posição nesta tabela envolvendo os "piretróides", pesticidas de baixa toxicidade utilizados numa grande variedade de insecticidas domésticos e agrícolas.



Fonte INEM
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª / Enfermeiro
Corpo de Bombeiro: Bombeiros Voluntários da Mealhada

MensagemColocada: Ter Set 11, 2007 1:52 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo / Salvamento e Desencarceramento
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net INEM Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você não pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.2003s ][ Queries: 28 (0.0142s) ][ Debug on ]