Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Comando político único para os incêndios


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Bravo33



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 19 Jun 2006
Mensagens: 1260
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Qui Ago 03, 2006 9:23 am    Assunto:
Comando político único para os incêndios
    Responder com Citação

Comando político único para os incêndios
O presidente da comissão parlamentar eventual dos fogos florestais defendeu a criação de um "comando político único" que coordene todo o trabalho referente às florestas, actualmente dividido pelos ministérios da Administração Interna, Agricultura e Ambiente.

há necessidade de aprofundar mais a coordenação" que, na sua opinião terá de ser feita "por um responsável governamental".

"Esta é a opinião da comissão. Não perguntamos se o Governo vai por em prática esta recomendação", afirmou o deputado, defendendo que a dispersão pelos ministérios torna a política "muito difícil de coordenar".

O deputado defendeu ainda que o Governo "se deve organizar no sentido de haver mais eficácia e mais coordenação a toda esta vastíssima área da protecção e da defesa da floresta nacional".

Segundo o secretário de Estado das Florestas o "Governo entende que a peça essencial é o Sistema Nacional da Defesa da Floresta contra Incêndios", que "estabelece claramente as responsabilidades quer na vigilância, fiscalização e combate", pelo que "agora há uma definição clara de responsabilidades".

Efectivamente, depende de diversos ministérios o comando político relativo aos incêndios florestais, com a área da prevenção na Agricultura e o combate na Administração Interna, verificando-se uma franca subalternização do Ambiente.

Dado que a primazia continua a ser dada ao combate e é este o ministério politicamente mais forte, existe quem defenda que seja o Ministério da Administração Interna a coordenar o esforço a nível político, opção que apenas viria a dar mais força a uma opção manifestamente errada.

Em nossa opinião, esta é uma direcção que, em termos estratégicos e de longo prazo, depende do desenvolvimento do território, de onde poderão ser criadas as condições para uma prevenção eficaz e, em última instância, para que haja recursos de combate nas zonas mais desfavorecidas do Interior.

A forma como se tenta dividir em áreas estanques esta luta e a consequente direcção política, tem sido uma das razões pelas quais nunca houve qualquer sucesso, não obstante o esforço de quem no terreno luta para o conseguir.

Assim, a direcção política deverá estar sob a direcção de quem tutele o Ordenamento do Território e o Desenvolvimento Regional, desde que este tenha real força a nível do Governo, pos só das opções tomadas a este nível depende, em última instância, uma solução duradoura.


fonte: verão verde
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª
Corpo de Bombeiro: 0112- Mealhada

MensagemColocada: Qui Ago 03, 2006 9:23 am    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.3267s ][ Queries: 28 (0.1030s) ][ Debug on ]