INEM já atende nas novas instalações

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> INEM

Kelinha

Registrado em: 13 Jul 2006

MensagemColocada: Sáb Out 27, 2007 7:09 pm    Assunto:
INEM já atende nas novas instalações

A delegação do Centro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) já está a funcionar na Estrada de Eiras (no edifício B-Side). As mudanças ocorreram esta madrugada.

O antigo espaço do INEM (ao fundo da Avenida Elísio de Moura) já começava a ser escasso para as necessidades da "emergência médica" de Coimbra. Hoje, quem ligar para a delegação do Centro do Instituto Nacional de Emergência Médica será "atendido" nas novas instalações.
Apesar de já estar em funcionamento, só na próxima terça-feira, às 12H00, é que o espaço será inaugurado oficialmente, numa cerimónia que vai contar com a presença do ministro da Saúde, Correia de Campos.
Ontem, ao DIÁRIO AS BEIRAS, Pedro Coelho dos Santos, assessor do INEM, disse que o novo edifício vai concentrar valências que, até agora, estavam dispersas. Assim, em Eiras, passam a funcionar, além dos serviços da delegação Centro (parte administrativa e logística), o Centro de Orientação de Doentes Urgentes e o Centro de Formação da região Centro. O responsável disse ainda que o edifício foi alvo de obras profundas, de modo a adaptá-lo às necessidades da delegação do Centro. "O INEM cresceu e, daí, a necessidade de novas instalações".
O espaço estende-se por um piso e meio e vai permitir, a curto prazo, "dispor de outras condições e melhor desempenho dos colaboradores", disse, em Agosto, o vice-presidente do INEM, Pedro Lopes, aquando de uma visita do governador civil de Coimbra às antigas instalações. Mesmo assim, o responsável reconheceu na altura que, apesar da exiguidade do espaço, essa nunca foi uma razão para a menor prestação de cuidados de emergência pré-hospitalar.
Missão
O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por "coordenar o funcionamento de um sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde", pode ler-se no sítio oficial do INEM. A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do sistema, são as principais tarefas do instituto nacional.
O INEM, através do número europeu de emergência – 112 –, dispõe de vários meios para responder com eficácia, a qualquer hora, a situações de emergência médica. Agora, também, a partir de Eiras.

Fonte As Beiras

Posto: Bombeiro de 3ª / Enfermeiro
Corpo de Bombeiro: Bombeiros Voluntários da Mealhada

MensagemColocada: Sáb Out 27, 2007 7:09 pm    Assunto:

Cursos: Técnicas de Socorrismo / Salvamento e Desencarceramento
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net INEM Todos os tempos são GMT

Você não pode anexar ficheiros neste fórum