Críticas ao INEM por não fazer simulacro

MensagemColocada: Ter Jan 29, 2008 6:39 pm    Assunto:
Críticas ao INEM por não fazer simulacro

A rotunda da estrada da Falagueira, situada junto ao parque Aventura, na Amadora, foi ontem à tarde palco de um simulacro de acidente de viação envolvendo um autocarro de passageiros, um camião-cisterna e um veículo ligeiro, de que resultaram dois mortos e 15 feridos. O exercício teve como objectivo testar os meios dos Bombeiros Voluntários da Amadora (BVA) e a sua coordenação com outras entidades. O comandante, Mário Conde, lamenta que "o INEM nunca tenha mostrado interesse em participar".

Às 15 horas, as sirenes dos veículos dos bombeiros começaram a soar um autocarro de passageiros e um camião-cisterna tinham chocado numa rotunda. Para piorar o cenário, um veículo ligeiro com dois ocupantes foi embater na traseira do autocarro. Resultado: dois mortos, 12 feridos graves e três ligeiros. As vítimas foram assistidas em duas tendas de campanha da Cruz Vermelha da Amadora montadas no local. No decorrer do socorro, houve ainda que proceder à trasfega do combustível que estava no camião-cisterna. O dia solarengo atraiu centenas de populares, que assistiram aos trabalhos dos bombeiros. No teatro de operações estiveram 94 homens das corporações de Amadora, Carnaxide, Linda-à-Pastora, Barcarena e Dafundo, Cruz Vermelha da Amadora, da Protecção Civil e da PSP.

O simulacro insere-se nas comemorações do 103.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Amadora. O comandante Mário Conde explicou que a escolha desta rotunda deve-se facto de ser um local "por onde habitualmente passam muitos autocarros de passageiros e camiões-cisterna, tornando-se uma área de risco". "É uma forma de testarmos os meios e a coordenação com outras corporações", disse Mário Conde, criticando o INEM porque "nunca se mostrou interessado em participar nas nossas iniciativas".

fonte: JN

MensagemColocada: Ter Jan 29, 2008 6:39 pm    Assunto: