Bombeiro sofreu queimaduras no combate a incêndio num silo

MensagemColocada: Ter Jan 29, 2008 6:49 pm    Assunto:
Bombeiro sofreu queimaduras no combate a incêndio num silo

Um dos bombeiros que combatia o fogo que deflagrou num silo com serradura, de uma fábrica de móveis, sofreu queimaduras ligeiras. Os prejuízos do incêndio não foram significativos.

O incêndio que deflagrou num silo de uma fábrica de móveis, em Cantanhede, provocou prejuízos pouco significativos, mas um bombeiro acabou por sofrer queimaduras durante o combate ao sinistro.
O alerta para o incêndio na fábrica Lusimat – Indústria de Móveis SA, localizada na zona industrial de Cantanhede, foi dado ontem de manhã, por volta das 09H30. Os Bombeiros Voluntários de Cantanhede foram chamados para debelar um incêndio que lavrava num silo duplo da unidade fabril, que continha serradura e pó fino resultante da madeira.
De acordo com as explicações de um dos responsáveis da fábrica, corroboradas pelo comandante dos bombeiros de Cantanhede, na origem do incêndio terão estado as faíscas provocadas por uma lixa que se partiu, numa das máquinas da fábrica. Algumas faíscas foram aspiradas através das condutas de aspiração do pó e da serradura, chegando ao silo. Dentro silo, a faísca terá então provocado o incêndio, e a serradura começou a arder lentamente, mas atingindo altas temperaturas.
Ao local deslocaram-se quatro viaturas dos bombeiros de Cantanhede, com 14 elementos, que rapidamente controlaram a situação. No entanto, durante o combate ao incêndio verificou-se uma explosão do fogo dentro do silo, que deverá ter sido provocada pela entrada de ar. Com a explosão das chamas, alimentadas pelo oxigénio, um dos bombeiros sofreu queimaduras na zona dos olhos. "O bombeiro tinha todo o equipamento de protecção, incluindo luvas e capacete, mas o calor que saiu do silo, a altas temperaturas, deverá ter passado por baixo da viseira", explicou o comandante dos voluntários.
O bombeiro ferido, Filipe Leitão, foi assistido no hospital de Cantanhede, mas as queimaduras eram ligeiras. No hospital foram também assistidas duas funcionárias da fábrica, mas apenas devido ao seu estado de nervosismo, referiu o responsável da unidade.
A fábrica, que emprega 94 trabalhadores, produz sobretudo estantes em kit e módulos de gavetas, e tem ainda uma unidade de enceramento. De acordo com um dos responsáveis, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, os prejuízos foram poucos, tendo-se limitado à tubagem da máquina onde a lixa, que ardeu, e ao silo.

fonte: asbeirasonline

MensagemColocada: Ter Jan 29, 2008 6:49 pm    Assunto: