Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


O que é isso de ser Bombeiro?


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Criticas e Sugestões...















Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
alantejobluejeans



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 20 Abr 2008
Mensagens: 3
Local/Origem: Atrás do Xaparro

MensagemColocada: Dom Abr 20, 2008 10:05 pm    Assunto:
O que é isso de ser Bombeiro?
    Responder com Citação

Olá.

Faço-vos esta pergunta não com intenção de desmoralizar seja quem for, mas sim com a ideia de tentar saber o que é que na vossa opinião podia ser feito de forma a que se pudesse dar mais dignidade á vida dos homens e das mulheres que se dedicam a esta vida.
Não acredito que ninguem que frequente este forum não tenha uma ideiazinha por muito pequena e ridicula que lhe possa parecer, que possa dar, e até porque ao abrigo do anonimato que a net oferece, não há razão para constrangimentos de nenhuma espécie.

Faço tambem esta pergunta porque entrei para este ramo há muito pouco tempo, e gostaria de saber se o que se está a passar comigo se passou com outros, ou se há sitios onde as coisas funcionam.

Gostaria de saber se para voçês ser bombeiro:

-é trabalhar 24, 48 ou mais horas de seguida, praticamente sem refeições apesar de se poder ser diabetico, conduzindo centenas de quilometros com um olho aberto e o outro fechado, ou se calhar com os dois fechados (e sendo conduzido pelo patrão lá de cima)

-é ser ordenado pelo codu, pelas camaras munincipais e juntas de fraguesias, INEM, cruz vermelha, hospitais e ministerio da saude, ministerio da administração interna e sei lá quantas outras entidades que têm sempre alguma coisa a dizer do nosso serviço. Ou seja por estarmos no fundo duma imensa piramide, se algo não corre como esperado levamos com as culpas, mas se houver louros a distribuir, certamente que nesta hierarquia nada poderá sobrar para que sujou as botas e deu a cara. (ou o corpo todo)

-é aturar maus feitios das hierarquias, doentes, médicos, enfermeiros, familiares, vizinhos, amigos e etc a troco de mais um dia de trabalho.

-é sujeitar-se a tudo isto e em algums casos muito mais pelo salario minimo nacional, quando se fossemos seguranças por muito menos e com muito menos resposabilidades poderiamos ganhar muito mais.

-é enfrentar situações diversas e algumas muitissimo sensiveis sem para isso ter um minimo de formação ou que alguem se tenha dado minimamente ao trabalho de expor uma possivel solução ou metodo de encarar o problema

-é fazer-se transportar todos os dias em viaturas com mais de dez anos e em situação de emergência

E fico-me por aqui (por agora)

É mesmo assim em todo o lado ou sou eu que sou um tipo muito sensivel?

_________________
Há tantos burros a mandar em homens inteligentes que, às vezes, penso que a burrice é uma Ciência!

Ruy Barbosa
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Motorista
Corpo de Bombeiro: Xaparral city

MensagemColocada: Dom Abr 20, 2008 10:05 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   




Voltar ao topo
sousa



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 30 Dez 2006
Mensagens: 12
Local/Origem: ponte de sor
Posto: Motorista / Sub-Chefe
Corpo de Bombeiro: B. V. de Ponte de Sor

MensagemColocada: Dom Abr 20, 2008 10:35 pm    Assunto:
    Responder com Citação

camarada isto de ser bombeiro e' tudo o que disseste e inda mais coisas piores...... e assim em todo o lado a alem dissoque enumeraste tambem tens que levar com os que estao em igual patamar que tu ,ou seja no fundo da piramide, a te criticar sem olharem por eles a baixo...
enfim bem vindo aos bombeiros em portugal

_________________
a sirene e a alma dos bombeiros

Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte / Salvamento e Desencarceramento
Voltar ao topo
firejust



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 18 Abr 2008
Mensagens: 83

Posto: Bombeiro de 1ª
Corpo de Bombeiro: Nenhum

MensagemColocada: Seg Abr 21, 2008 9:48 am    Assunto:
    Responder com Citação

Pessoal, mais uma vez, são só queixas, típico do portuga!!
É bem verdade que temos razões de queixa, mas não me levem a mal, somos voluntários, só está cá quem quer!!
Mas infelizmente só se vê o lado mau das coisas, não haverá nada de bom?
Perguntem la aos homens da GNR, da PSP, do INEM, da Cruz Vermelha ou o que seja, se estão satisfeitos, a maior parte deles é obrigada a estar la, é o seu ganha pão, e talvez se surpreendam com as respostas.
Falam em hierarquia e regras rígidas, falem com o pessoal do INEM.
Falam em pessoal de comando sem competência ou formação, não quero ferir susceptibilidades, mas falem com alguns elementos das corporações que em cima citei.
Falam em falta de formação, talvez de todos, os bombeiros sejam os que mais formação têm...acham insuficiente, ainda bem, eu também acho é sinal que queremos melhorar!
Falam em viaturas velhas, vão falar com os operacionais da GNR ou PSP, que têm veículos para perseguir ladrões que não dão mais que 70km/h.
Aquartelamentos, muito bons são os quartéis de bombeiros comparados com as esquadras da PSP ou postos da GNR a cair aos bocados, bases INEM a funcionar em garagens, salas exíguas de centros de saúde ou VMER a funcionar em anexos de tijolo a vista e chapas de zinco.
São só algumas, uma pequena amostra daquilo de que os outros tambem se queixam, e nós ate estamos melhor.

Eu sei que o nosso estado e algumas instituições do estado em particular têm alguns tiques de milionários gastadores, mas é só fogo de vista....
Por isso temos que encarar a realidade, perceber que o país não é rico e definir uma estratégia para gerir de forma eficiente os meios de socorro, na minha opinião é o que falta, tão somente isso, uma politica, uma estratégia, uma forma de não andar a espalhar os poucos recursos mas sim uma forma de tirar partido dos poucos que há. E neste momento só vislumbro uma, bombeiros de Portugal.

E não digam que as coisas nos bombeiros não têm mudado porque é mentira!! Querem comparar os bombeiros de hoje com os de ha vinte ou até 10 anos atrás??? Não tenhamos as vistas tão curtas.....

E para terminar digo, deixemo-nos de hipocrisias, nós gostamos de salvar vidas, de socorrer os nossos semelhantes, de proteger o meio ambiente, entre tantas outras coisas que fazemos, mas não podemos negar que o que nos motiva tambem é a realização pessoal, profissional que muitas vezes não temos no mercado de trabalho e até o reconhecimento social. Damos muito de nós, mas tambem recebemos em troca.

cumprimentos

Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento, Tripulante de Ambulância de Socorro / Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Voltar ao topo
alantejobluejeans



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 20 Abr 2008
Mensagens: 3
Local/Origem: Atrás do Xaparro
Posto: Motorista
Corpo de Bombeiro: Xaparral city

MensagemColocada: Seg Abr 21, 2008 10:32 pm    Assunto:
    Responder com Citação

Curiosa a resposta do firejust.

Curiosa porque começa por dizer que so ca anda quem quer. O que tem o seu k de verdade, ninguem me apontou uma arma á cabeça pra eu vir fazer isto. Tambem curiosa por continuar dizendo que se temos problemas olhemos para os que estão tão mal ou pior que nós. E isto eu ja não percebo porque na maior parte dos casos citados eles podem ter uma vida complicada, mas têm carreiras bem defenidas, progressões salariais e sei lá mais o k, ao passo que eu serei um salario minimo nacional enquanto aki ander.

Devo ainda acrescentar que eu não salvo vidas, quando muito transporto-as até aos seus salvadores, até porque enquanto tipos como eu ai anderem sem um minimo de conhcimentos para esta actividade, nem sei se numa situação ou outra não terei complicado com o que na altura me parecia ser ajudar, mas lá diz o outro que de boas intenções está o inferno cheio.

Hipocrisia seria eu dizer que gosto de salvar vidas, porque apesar da minha curta carreira, perferiria muito mais não ter passado por situações como as que já passei. Dou apenas graças por nenhuma dakelas pessoas ser dos meus relacionamentos (o que se calhar é ser um pouco hipocrita). Hipocrisia seria eu dizer que o que faço tem como objectivo algum tipo de reconhecimento pessoal ou social.

Termino apenas dizendo que depois de mais um dia em que vi dramas que fariam minusculas e picuinhas as minhas queixas aqui apresentadas, quando cheguei ao quartel ao cabo de 12 horitas de condução, apresentei a minha demissão.

Dizem que já não há herois! Pois para mim herois são os que lá ficaram, porque eu pura e simplesmente não sou capaz.

_________________
Há tantos burros a mandar em homens inteligentes que, às vezes, penso que a burrice é uma Ciência!

Ruy Barbosa
Voltar ao topo
firejust



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 18 Abr 2008
Mensagens: 83

Posto: Bombeiro de 1ª
Corpo de Bombeiro: Nenhum

MensagemColocada: Seg Abr 21, 2008 11:25 pm    Assunto:
    Responder com Citação

Depois de ler o ultimo comentário, quase me deu vontade de perguntar o que andamos a fazer aqui! Se assim é, vamos pegar nas nossas coisas e vamos para casa! Se calhar andamos aqui a brincar! Se calhar como diz o outro somos uma cambada de inúteis!
Fechem é os quartéis se fazem favor!!!!
Mas dei-me ao trabalho e pensei mais um pouco, e pensei tanto, talvez demais, e tive medo quando imaginei este país um dia que fosse sem os BOMBEIROS DE PORTUGAL!!!
Temos falta de formação em EPH? Temos certamente, mas a culpa não é nossa! Já fiz o TAS, cá estarei quando me quiserem dar formação melhor, assim queira o INEM...

Mas chegar ao ponto de se dizer que não salvamos ninguém??? Que somos meros transportadores??? Pensei um pouco mais....e se aquelas pessoas que após aqueles acidentes de viação ficaram poli traumatizadas e encarceradas nos carros, lá ficassem?? Se eu e os meus colegas não as tivesse-mos tirado de la, imobilizado consoante todos os protocolos será que hoje estariam vivas ou não teriam mais lesões???

E aqueles partos em ambulâncias, como seriam os desfechos sem os bombeiros???

E aquelas manobras de rcp que ate resultaram???


E tantas outras coisas em matéria de EPH, umas salvaram outras ajudaram a não agravar situações, mas não é para isto que cá estamos???

E não é so no pré-hospitalar que se salva!!
Alguém consegue contabilizar o numero de pessoas que foram resgatadas das chamas por BOMBEIROS PORTUGUESES???

E como seria se aqueles incêndios que assolam o país ano após ano não fossem extintos pelos BOMBEIROS PORTUGUESES??? Apesar de já serem más, não seriam só as que assistimos nas parangonas dos jornais!! Não morreria mais gente???

Então se calhar até já salvei muitas vidas! se calhar até já ajudei a manter qualidade de vida a outras!!! Se calhar já fiz muitas outras coisas mais ou menos importantes mas úteis a este país!!!

E não, não me sinto absolutamente nada inútil!!!!!
Estou cá porque quero!!!
Estou cá porque gosto, porque me sinto realizado!!!
Estou aqui por sinto que posso ajudar!!!
Sei que posso fazer melhor, assim me dêem melhores condições e formação, assim me empenhe eu um pouco mais!!
Apesar de tudo mas tambem por isto tudo, tenho muito orgulho em ser BOMBEIRO tenho muito orgulho nos BOMBEIROS DE PORTUGAL!!!

Cump

Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento, Tripulante de Ambulância de Socorro / Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Voltar ao topo
gameiro



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 22 Abr 2008
Mensagens: 12

Posto: 2 Comandante
Corpo de Bombeiro: Cruz de Malta

MensagemColocada: Qua Abr 23, 2008 3:56 am    Assunto:
    Responder com Citação

realmente alentejobluejeans foi o melhor que o meu amigo poderia ter feito o seu conseito de ser VOLUNTARIO possivelmente estaria destrocido, a essencia desta vida de sacrificio e o facto de ser uma carreira (sem duvida) mas apenas de nome pq o espirito mesmo do pessoal remonerado tem de ser de VOLUNTARIO pq se nao for assim perde-se o interesse em aprender; desenvolver conhecimentos e por incrivel que pareça (sim ao contrario do que o meu amigo diz) SALVAR VIDAS E BENS. Ate porque essa e a nossa prioridade e assim continuara a ser. Um Grande abraço para aqueles que optao por ca ficar.
Voltar ao topo
Penedo



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 14 Mai 2008
Mensagens: 7

Posto: Motorista / Bombeiro de 1ª
Corpo de Bombeiro: Alvito

MensagemColocada: Qua Mai 14, 2008 10:45 pm    Assunto:
Hum... cuidado com isso!!!!!
    Responder com Citação

Quando vejo um topico inteligente e pertinente com respostas tambem cheias de verdade, a vontade de escrever vem logo a cima.
Alentejobuejeans o grande problema é que existem duas facções nos Bombeiros voluntarios, os assalariados/voluntarios e os voluntarios!!!
Quando o meu amigo refere todas essas questões claro que fala como um Bombeiro assalariado e têm que compreender que muitos voluntarios não entendem esse ponto de vista por total desconhecimento ou porque é "fixe" dizer que os Assalariados das casas andam lá só por andar a ganhar o deles.
Quanto aos restantes Intervenientes apélo ao vosso bom senso e á vossa atensão ao que vou escrever.
Eu Pedro Penedo entrei para os Bombeiros aos 16 anos, estudei, tirei o meu curso e com 20 anos éra tecnico de contabilidade certificado com media de 14 no final do curso ( como se isso foçe grande coisa mas pronto).
Quando acabei o curso decidi conhecer o serviço militar, simplesmente não entreguei o certificado de habilitações e lá fui eu como se tivesse a 4 classe para a tropa ( porque quis ).
Depois de um problema sai a correr e optei entrar para os Bombeiros como assalariado pois os Bombeiros sempre foram a minha grande paixão.
Hoje em dia faço entre 10 e 15 horas diarias e ocorrem comigo todas estas situações referidas anteriormente.
Vendo pelo caminho do só cá estou porque quero, respondo:
Quando vimos que talvez 80% dos medicos portugueses são uns antipaticos de primeira, não reparam que é porque não fazem o que gostam!?!?!?!? Simplesmente foram para Medico devido ao status, la dizia a rica maezinha deles: ááááá tens que ir para medico porque o filho da bábá tambem foi!!!!!
Mas agora pergunto, será que tenho que aceitar todas estas contrariedades só porque amo o que faço????
Decerto repararam quando preencheram o perfil para poder participar neste site, que na area para colocar profissão havia varias opções de escolha, mas digam lá amigos, qual é que eu escolho? Vejamos sou um assalariado de uma associação, um reles motorista de uma associação de Bombeiros como podia ser de uma associação recriativa!!!!
Não será este castigo severo demais so por se amar o que se faz!?!??!!?
Vejo vozes descordantes no que respeita a profissionalização dos Bombeiros, mas nenhuma vindo dos assalariados das casas, claro, pois são eles que sentem na pele o que todos os outros não conseguem dar o valor!!!
Para finalizar apenas quero dizer que respeito todas as opiniões mas não posso concordar com algumas, ha que ver que os assalariados são pagos mas tambem são voluntarios, quando ao contrario a coisa não é assim logo não conseguem ver com o nosso ponto de vista.
Agora deixo aqui para todos reflectirmos:

Os bombeiros são 'inaptos', 'ignorantes', 'totalmente dispensáveis e inúteis no momento e conjuntura actuais'.

Dito por José Azevedo, presidente da ordem dos Enfermeiros no Correio da manhã dia 13 de maio de 2008.
Acham que se o serviço foçe profissionalizado isto acontecia?????
Meus amigos este grande URSO e repito URSO não fala dos assalariados nem dos voluntarios, fala sim dos BOMBEIROS num todo e o pior é que este grandessisimo URSO fala de colegas nossos que foram desviados da sua função por serem BOMBEIROS.
Fiquem bem

Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento, Condução Todo-o-Terreno, Condutor de Embarcação de Socorro, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção / Chefe de Equipa de Combate a Incêndios Florestais
Voltar ao topo
scorpbvg



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 10 Abr 2008
Mensagens: 3

Posto: Bombeiro de 2ª
Corpo de Bombeiro: ex Voluntário de Guimaraes

MensagemColocada: Seg Mai 19, 2008 11:42 am    Assunto:
    Responder com Citação

No Coment . . . Pois isso toda a gente sabe . . . Um bom portugues meia palavra basta . . .

Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento / Ambiente Saúde Higiene e Segurança
Voltar ao topo
Luis C.



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 18 Nov 2006
Mensagens: 98

Posto: Motorista / Bombeiro de 3ª

MensagemColocada: Seg Mai 19, 2008 4:45 pm    Assunto:
    Responder com Citação

O seu comentário é de uma pessoa que está ressentida com os bombeiros e com a população em geral. Mas meu amigo, a nossa vida é assim. Eu escolhi ser bombeiro aos 15 anos, estive mais de uma década a compartilhar alegrias e desilusões com a minha segunda familia, vulgo colegas.
Passei por situações que me marcaram e que não me foram ensinadas em quaisquer formações, mas acredite fizeram-me um adolescente e adulto melhor. No meu ver os bombeiros voluntários são uma escola de vida, que no meu caso me fizeram ver as coisas de outra perspectiva. Sim senhor, muitas vezes senti na pele o que é dar tudo e não sermos reconhecidos, andar no limite e ninguém dizer"...fizeste um bom trabalho...", mas acredite que muitas vezes, o meu ego foi lá acima, porque quando eu menos esperava, tinha um palavra de agradecimento ou uma manifestação de carinho por parte daqueles que contam, que para mim são as pessoas que socorremos.Noites mal dormidas, pouca alimentação, trabalho duro, etc, etc, custa , mas como já disseram atrás, ninguém nos obriga, estamos lá por queremos.
Hoje ao olhar para trás, não mudava nada do que fiz, das provações que passei, das desilusões que sofri. Sabe porquê, porque o fiz por amor a uma causa.
Heróis não há, são apenas homens e mulheres que fazem coisas extraordinárias, sem se aperceberem disso.

_________________
O lema está em nós..........

Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte
Voltar ao topo
whiteman



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 12 Jun 2008
Mensagens: 7

Posto: Bombeiro de 3ª
Corpo de Bombeiro: Municipais de Faro

MensagemColocada: Seg Out 27, 2008 11:28 am    Assunto:
    Responder com Citação

Ser Bombeiro é viver constantemente em estado de alerta dos perigos, sempre a pensar onde minimizar riscos.
Ser Bombeiro é por tudo de parte em prol do socorro com segurança.
Ser Bombeiro é chegar a casa depois de um dia de trabalho duro mesmo duro ... e estar com a família e os filhos e amigos como se tivesse saído do escritório .
E o mais IMPORTANTE ..
Ser Bombeiro É TER UMA CARREIRA PROFISSIONAL DO ESTADO COM CARREIRA ÚNICA E FORMAÇÃO IGUAL E ESPECIFICA A NÍVEL NACIONAL.

Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento, Tripulante de Ambulância de Socorro, Nadador-Salvador / Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção
Voltar ao topo
Solidario



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 27 Out 2008
Mensagens: 1

Posto: Recruta
Corpo de Bombeiro: Nenhum

MensagemColocada: Seg Out 27, 2008 11:48 am    Assunto:
    Responder com Citação

"Existem duas facções nos Bombeiros voluntarios, os assalariados/voluntarios e os voluntarios". Simplesmente LINDO...
Isto sim é conhecer o lado profissional do que é ser assalariado de 1 corpo de bombeiros, e quando os nossos proprios camaradas voluntarios nos apontao o dedo. Feio nao é!? mas real.

Porque é que um mecanico pode ser bombeiro voluntario e porque é que um bombeiro assalariado nao?!
As direcçoes e os comandos respondem:" meu animal este é o teu ganha pao se nao quiseres procura trabalho noutro lado".
Triste mas verdade. Esses vaidosos (comandos e direcçoes), nao todos, mas quase. Tiram proveitos e van glorias desses ditos bombeiros, tanto assalariados/voluntarios como voluntarios...

Professores,funcionarios publicos,gnr,policia,bancarios,mulheres a dias... todos fazem greves decentes e todos ficam a ganhar com elas. E sabem o que os bombeiros fazem?!?
Escondem a vergonha de ganhar,queixam-se aos amigos e nunca dao a cara por uma causa,a de um futuro bom nos bombeiros e pra que nos servimos, o povo.

Imaginem só os camionistas com a paragem que fizeram ficaram a ganhar... Agora respondam-me nao axam possivel nos ganhar-mos mais...?!

1 grande bem haja

Cursos: Salvamento e Desencarceramento, Tripulante de Ambulância de Socorro, Operador de Central, Condutor de Embarcação de Socorro, Formação Pedagógica Inicial de Formadores / Organização e Liderança
Voltar ao topo
SERGIO



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 04 Abr 2007
Mensagens: 6
Local/Origem: alvito
Posto: Bombeiro de 2ª
Corpo de Bombeiro: bombeiros voluntarios de alvito

MensagemColocada: Qui Nov 13, 2008 12:13 pm    Assunto:
    Responder com Citação

Este texto foi escrito por um grande amigo chamado PENEDO e que responde na perfeição ao Que para mim é ser Bombeiro Voluntário.


Chego à porta de casa, levanto o olhar que vêm em baixo desde que sai do quartel, e ao entrar, sinto a paz momentânea de um espaço que me ajuda a restabelecer forças e a esquecer um pouco as amarguras da vida. A primeira coisa a fazer é tirar a farda e tomar um duche, e à medida que a agua passa pelo corpo vai como que retirando as imagens e os sentimentos de dor e tristeza que são adquiridos diariamente no contacto com os problemas; as doenças; a solidão das pessoas. Depois, uma peça de fruta serve de jantar na calma de uma cozinha vazia, mas quando deitado no silencio e na escuridão do meu quarto, as imagens e os sentimentos voltam, e com eles uma lágrima por vezes.



Podem ver este e mais textos no blogue dele Chamado Mukancras
http://mukancras.blogs.sapo.pt

Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento, Operador de Central / Condutor de Embarcação de Socorro
Voltar ao topo
alantejobluejeans



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 20 Abr 2008
Mensagens: 3
Local/Origem: Atrás do Xaparro
Posto: Motorista
Corpo de Bombeiro: Xaparral city

MensagemColocada: Qua Dez 10, 2008 10:46 pm    Assunto:
O que é isso de ser Bombeiro?
    Responder com Citação

Olá!

Serve este post para informar quem quizer saber, que no dia em este inutil apresentou demissão, quando cheguei a casa, sentei-me por momentos com um certo sentimento de quem tava a ter o descanço dos justos e já ter dado o que tinha a dar a esta sociadade miseravél em que me insiro. Fiz aquelas coisas todas que um homem com alguma sentido de asseio faz, comi, e tal como quase todos os dias em que me é autorizado tal luxo, sai e fui beber o meu cafézinho á taberna da esquina com o resto da bixarada. Tinha acabado de misturar-lhe o açucar, naquela altura em que se mexeres mais vais estragar o creme e já tava a sentir-lhe os gosto (algo que é normal quando se está prestes a saborear uma coisa que se gosta), e tocou o meu telefone. Até pensei ser uma dakelas almas perdidas que quando não têm mais nada pra fazer resolvem telefonar só pra terem a certeza que ainda me conseguem xatear.............Conheci o numero, era o da central. Tinha havido um acidente e pra variar tinham pouca gente pra acudir. Coisa muito rara mas consegui beber o meu cafézito de uma acentada ainda a escaldar. Lá fui com a garganta a arder e o estomago a querer sair por onde lhe desse mais jeito. Fiz o que havia para fazer e já pra lá das 2 da matina tava de volta á minha guarita.

Tenho vários animais de estimação e ás vezes gosto de tar um cadinho com cada um deles. Tinham passado prai uns 10 ou 15 minutos desde que tinha chegado a casa e preparava-me pra dar outra chuveirada rápida pra poder ir durmir mais do que certo que amanhã seria um dia e muito mais soft do que este.

Bateram á porta. Os cães ladravam desenfreadamente á medida que corriam para a porta da rua como se do outro lado tivesso o demónio em pessoa. Pelo vidro da janela da porta dava para ver que haviam várias luzes lá fora, e o barulho que entrava, e aumentava á medida que me aproximava da porta dava para perceber que havia mais que uma viatura ao ralenti perto da minha casa. Pensei que fosse engano, que fosse para outra pessoa. Senti um pouco de mêdo momentos antes de abrir (com tanta coisa que ouve por ai), mas rápidamente conheci uma ou outra vóz..... Lá fora estava uma boa percentagem do corpo de bombeiros da minha terra (o que claro não quer dizer que fossem assim muitos), mas eram bastantes.

O resto da história é facil, como num daqueles filmes em que no final o rapaz lá fica com a rapariga.

Dificil será mesmo saber se essa decisão foi acertada. Porque da forma como as coisas andam.......

Mantenho o que disse na altura, e não tou arrependido do que ainda hoje faço, apenas lamento grandemente a forma como sou obrigado a fazê-lo.

Se calhar fraquegei por não tar habituado áquele tipo de carinho, mas já não é a primeira vez que me acontece algo similar.

Talvez amanhã acorde e perceba a asneira que fiz em não ter aceitado outros convites que entretanto tive. Mas se a vida fossem só certezas...................

Enfim agradeço a todos quantos se deram ao trabalho de responder.

Um abraço para todos e havemos de nos ver por um esses corredores mais escuros desses hospitais.

_________________
Há tantos burros a mandar em homens inteligentes que, às vezes, penso que a burrice é uma Ciência!

Ruy Barbosa
Voltar ao topo
spitfire



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 20 Jan 2008
Mensagens: 14

Corpo de Bombeiro: Nenhum

MensagemColocada: Qui Dez 11, 2008 2:38 pm    Assunto:
Re: O que é isso de ser Bombeiro?
    Responder com Citação

2008-12-10
Bombeiros Voluntários Portugueses ganham Prémio Direitos Humanos da Assembleia da República



O Presidente da Assembleia da República atribuiu o Prémio Direitos Humanos 2008, no Ano Nacional do Voluntariado nos Bombeiros, aos Bombeiros Voluntários Portugueses, representados, para este efeito, pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

Aquela distinção foi proposta do Júri do Prémio Direitos Humanos, constituído no âmbito da sua Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

O Júri deliberou ainda, propor a atribuição da medalha de ouro comemorativa do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, no ano em que se comemoram os 60 anos da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, conjuntamente aos cidadãos Francisco Sá Carneiro e Maria Lamas, ambos a título póstumo, bem como aos cidadãos Mário Soares e D. Manuel da Silva Martins, todos pelo seu papel relevante na defesa dos direitos humanos, tanto na vigência do Estado Novo, como após a instauração da democracia em Portugal.

A cerimónia de atribuição do Prémio e das medalhas de ouro, presidida por S. Ex.ª o Presidente da Assembleia da República, teve lugar no dia 10 de Dezembro, no Salão Nobre do Palácio de S. Bento.

fonte: ANPC

_________________
Spitfire

Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento / Chefe de Equipa de Combate a Incêndios Florestais
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Criticas e Sugestões... Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.2009s ][ Queries: 80 (0.0235s) ][ Debug on ]