Urgências sem capacidade máxima definida

MensagemColocada: Qui Out 19, 2006 8:54 am    Assunto:
Urgências sem capacidade máxima definida

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) escreveu uma carta ao ministro da Saúde a criticar a nova rede das urgências, por esta não definir a «actividade máxima aceitável para cada nível de serviço de urgência», escreve a agência Lusa.

Na carta, cujo teor foi divulgado esta quarta-feira, as críticas dos internistas estendem-se ainda à «inexistência de um estudo de adequação a esta nova realidade dos recursos humanos existentes» e à opção por «capitações definidas para realidades de outros países, completamente distintas da portuguesa».

A «falta de definição da qualificação técnica do pessoal e a sua quantificação para os diversos níveis de serviço de urgência previstos» é igualmente critica pela SPMI na missiva dirigida a António Correia de Campos.

A SPMI teme que, «ao não estarem definidos, em toda a proposta, os máximos e os mínimos previstos de afluência de doentes e respectivas dotações em termos de pessoal», se pode incorrer num retrocesso, em que, por exemplo, as «unidades que asseguram as urgências da zona de Lisboa, podem voltar a transformar-se em "hospitais de campanha", com uma afluência acima da capacidade de resposta, por força do encerramento de alguns dos pontos de atendimento actuais».

Para a SPMI, a proposta elaborada pela Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências apresenta «lacunas das quais podem resultar erros graves».

Na carta dirigida ao ministro da Saúde, a sociedade lembra que, «nas últimas décadas, a medicina interna tem sido a placa giratória que assegura os serviços de urgência» e que os internistas têm «uma responsabilidade particular e uma sensibilidade única para a discussão desta reestruturação».

A nova rede de urgências, proposta por uma comissão técnica, deverá deixar cerca de 1,2 milhões de portugueses mais perto de um serviço de urgências.

MensagemColocada: Qui Out 19, 2006 8:54 am    Assunto: