vampiro

Registrado em: 20 Jun 2006

MensagemColocada: Sex Jul 14, 2006 1:25 am    Assunto:

Duas centenas de bombeiros em acção

Braga, Viseu, Coimbra, Vila Real e Santarém eram os distritos mais afectados pelos incêndios que deflagraram ontem no país. Ao todos, estavam mais de duas centenas de bombeiros em acção de combate a incêndio. Em Vila Real foram precisos dois aviões.
Mais de 220 bombeiros estavam envolvidos ao início da noite de ontem no combate a seis fogos florestais nos distritos de Braga, Viseu, Coimbra, Vila Real e Santarém, segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).
Pelas 19h, ainda se encontravam activos os fogos em Souto Novo, no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, que continuava por circunscrever depois de ter deflagrado às 12h34, encontrando-se no local 44 bombeiros, com 13 veículos. Na mesma situação estava o fogo que teve início às 14h26 em Monteiras, concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, e que esteve a ser combatido por 71 bombeiros, com 17 viaturas e o apoio de dois aviões.
Já circunscrito estava um incêndio que deflagrou às 15h15 em Celaviza, concelho de Arganil (Coimbra), onde permaneciam 31 combatentes e oito veículos.
No distrito de Vila Real havia dois incêndios não circunscritos, nos concelhos de Chaves e Sabrosa. O primeiro teve início em Assureiras (Chaves) às 16h50 e mobilizava 24 bombeiros, seis viaturas e um helicóptero.
No concelho de Sabrosa, as chamas deflagraram às 17h13 em Passos e estão a ser combatidas por 21 bombeiros, apoiados por cinco veículos e dois aviões.
À mesma hora teve início um incêndio em Cabeça da Moura, Tomar (Santarém), que está em rescaldo desde as 17h59 e no qual estão destacados 32 combatentes, com sete veículos.
De acordo com o último relatório da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, de Janeiro a Junho foram registados 6.945 incêndios, dos quais 866 florestais e 6.079 fogachos (incêndios com uma área ardida inferior a um hectare), que consumiram 6.891 hectares e causaram a morte a seis bombeiros.
O terceiro relatório provisório daquela direcção-geral reúne dados recolhidos até 30 de Junho que indicam terem ardido 4.420 hectares de povoamentos e 2.471 hectares de matos.
Os maiores valores de área ardida encontram-se nos distritos de Braga (3.473 hectares), Porto (823 ha) e Vila Real (729).
O maior número de fogos continua a verificar-se nos distritos do Porto (1.367) e Braga (902).
Desde o início do ano, ocorreram oito grandes incêndios – com área superior a 100 hectares - que no conjunto consumiram 4.045 hectares, ou seja, 59 por cento do total.
Os números relativos ao primeiro semestre do ano “apontam claramente para um número de ocorrências inferior ao valor médio apurado para 2001-2005 e assinalavelmente menor do ocorrido em 2005”, refere a Direcção-Geral.
Em 2005 registaram-se mais de 35 mil incêndios (7.843 incêndios florestais e 27.369 fogachos), nos quais morreram 19 pessoas (12 das quais bombeiros) e arderam quase 300 mil hectares de floresta.

FONTE-O PRIMEIRO DE JANEIRO

Corpo de Bombeiro: 0112-Mealhada

MensagemColocada: Sex Jul 14, 2006 1:25 am    Assunto:

Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção / Manobras de mangueiras