Bombeiros esperam o inferno nos próximos dias

MensagemColocada: Sex Jul 14, 2006 8:22 pm    Assunto:

Bombeiros esperam o inferno nos próximos dias
O risco de incêndio vai ser muito elevado a partir de hoje e pelo menos até ao final desta semana – segundo previsões do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC). O segundo-comandante do SNBPC, tenente--coronel Joaquim Leitão, garantiu ontem que os meios de vigilância e combate estão já posicionados nas principais zonas de risco.
[img]http://www.correiomanha.pt/getimage.asp?tb=IMAGENS&id=153599[/img]
No Centro e Norte do País ainda há previsão de chuva para hoje. Mas, o Instituto de Meteorologia diz que as temperaturas máximas e mínimas vão subir até sexta-feira. Até ao final da semana, o País está em alerta laranja.

“Este ano o risco de incêndio, em comparação com os anos de 2004 e 2005, é menor, mas é maior comparado com o ano 2003” – considerado o pior ano dos fogos, em que arderam 423 hectares – disse.

A situação meteorológica é “adversa” e espera-se “um agravamento da situação nos próximos dias”. Anteontem foram anunciadas medidas preventivas: os meios operacionais estão posicionados em locais onde o risco de incêndio é maior, nomeadamente nos distritos da Guarda e Castelo Branco e no Algarve (ver caixa) e estão em contacto permanente.

Ontem, pelas 18h00, 56 bombeiros auxiliados por 15 viaturas e um meio aéreo combatiam as chamas que lavravam na localidade de Ribeira de Banamar, no concelho de Avis (distrito de Portalegre). O fogo foi circunscrito já à noite. Também na localidade de Coito, concelho de Moncorvo (distrito de Bragança), o SNBPC registou um incêndio que reacendeu pelas 17h00. No terreno estavam 85 homens com 23 viaturas, apoiados por um meio aéreo, que circunscreveram o fogo.

Em Santo Tirso, Porto, e em Penamacor, Castelo Branco, também houve registo incêndio. No Algarve, os dois focos registados foram combatidos de imediato “graças ao posicionamento dos meios de combate, dado o alerta laranja”, disse fonte do Comando Distrital.

GUARDA E ALGARVE EM RISCO

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje risco de incêndio máximo no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, e em Aljezur, no Algarve. Ainda no distrito da Guarda (nos concelhos de Seia, Gouveia, Guarda, Celorico da Beira e Fornos de Algodros) e nos restantes concelhos do Algarve o risco de incêndio é muito elevado. Segundo informações do IM, os concelhos de Belmonte, Covilhã e Oleiros, no distrito de Castelo Branco, e Moimenta da Beira, em Viseu, também estão em risco muito elevado.

Já considerado em risco elevado está o concelho de Odemira, no distrito de Beja, assim como a zona Litoral dos distritos de Castelo Branco e Guarda e parte do distrito de Bragança. Os meios de prevenção e combate já estão nestes locais

fonte:correio da manhã

MensagemColocada: Sex Jul 14, 2006 8:22 pm    Assunto: