Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Faltam homens mas não dignidade


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Bravo33



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 19 Jun 2006
Mensagens: 1260
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Sáb Jul 15, 2006 4:19 pm    Assunto:
Faltam homens mas não dignidade
    Responder com Citação

Faltam homens mas não dignidade


O comandante do Batalhão Sapadores Bombeiros (BSB) do Porto, Vítor Primo, negou ontem que a intervenção da corporação de Gaia na operação de salvamento no rio Douro tenha sido por falta de meios humanos. Numa conferência de Imprensa, na qual leu um comunicado e praticamente se recusou a responder às perguntas dos jornalistas, o responsável desmentiu as notícias vindas a público, nomeadamente as palavras de António Curado, chefe do BSB do Porto. “Infelizmente, aconteceu o que mais receávamos. Não temos homens suficientes”, lamentou aquele elemento, referindo-se ao desaparecimento de um jovem de 19 anos, nas águas do Douro.
As palavras caíram mal e Vítor Primo acusou António Curado de ter “colocado em causa a dignidade de todos quantos prestam serviço” na corporação. As declarações, acrescentou, “foram feitas à revelia do Comando do Batalhão e sem conhecimento de causa da situação, porque durante o período das ocorrências não estava, sequer, ao serviço”.
Face ao sucedido, Vítor Primo revelou ter elaborado um “relatório pormenorizado”, entregue ao vereador da Protecção Civil, Manuel Sampaio Pimentel, no sentido de “serem tomadas, nos termos que a lei prevê, as medidas adequadas à reposição do bom nome e da confiança neste batalhão”. Apesar do responsável se ter recusado a especificar que medidas poderão ser essas, as palavras dão a entender que poderá estar a decorrer um inquérito, no sentido da Câmara do Porto, entidade que tutela a corporação, poder avançar ou não com um processo disciplinar contra António Curado.
Questionado sobre a eventual abertura de um processo disciplinar, também Sampaio Pimentel recusou-se, por enquanto, a avançar pormenores sobre o caso. “Todo este processo não se iniciou ontem [anteontem]. Há declarações anteriores que estão a ser objecto de análise preliminar. Quando existir uma conclusão, actuaremos como acharmos melhor”, limitou-se a responder ao JANEIRO.

“30 novos sapadores”
Apesar de reconhecerem que a situação “em termos de efectivos disponíveis não é, ainda, a ideal”, Vítor Primo fez questão de salientar que os BSB “não misturam e não envolvem o socorro e a vida das pessoas com as reivindicações de melhores condições de trabalho”. “Por um lado, a autarquia está já em fase de selecção de 30 novos sapadores bombeiros, por outro tragédias semelhantes ocorreram em tempos passados, quando o batalhão era dotado de mais elementos e mais horas extraordinárias eram pagas”, assinala o comandante. Em quase todas as situações do género como a que ocorreu anteontem no Douro, sublinha-se, “os mergulhadores não dispõem de condições para poder salvar as pessoas que correm risco de afogamento, porque o tempo de deslocamento para o local, por via terrestre e via aquática, não é compatível com os escassos minutos que decorrem até que a situação da vítima seja irreversível”. Por isso, analisa, “em quase 100 por cento das situações, a acção dos mergulhadores tem sido, infelizmente, a de resgatar cadáveres e não a de salvar vidas”.

Voluntários solidários
O presidente dos Bombeiros Voluntários do Porto, Wilson Oliveira, também se mostrou solidário com esta posição do Vítor Primo, acusando o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, “de estar a instigar a polémica”. “Existem sapadores suficientes para cobrir a cidade. O batalhão do Porto tem 200 sapadores, quando Gaia tem apenas 100 e é muito maior a nível de área geográfica e mais perigosa ao nível da zona florestal”, comparou, em declarações ao JANEIRO, realçando que o protocolo que foi estabelecido recentemente com a autarquia portuense “está a ser cumprido e em nada prejudica a segurança da população”.
Considerando “completamente injustas” as reivindicações protagonizadas pela ANBP, Wilson Oliveira acredita que a contestação apenas existe “porque estão a cortar às horas extraordinárias” e que, por dia, “estavam a custar à Câmara do Porto cinco mil euros”. “Só lamento que o trabalho dos voluntários não seja reconhecido”, desabafou.

fonte: o primeiro de janeiro
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª
Corpo de Bombeiro: 0112- Mealhada

MensagemColocada: Sáb Jul 15, 2006 4:19 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.2562s ][ Queries: 29 (0.1059s) ][ Debug on ]