SNBPC: Quatro fogos lavravam em Portugal às 16:00 horas

MensagemColocada: Qui Ago 03, 2006 7:48 am    Assunto:

SNBPC: Quatro fogos lavravam em Portugal às 16:00 horas
Quatro fogos, três dos quais por circunscrever, lavravam nos distritos de Coimbra, Santarém e Viana do Castelo às 16:00, segundo a página oficial de incêndios florestais do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) na internet.

Por circunscrever está o incêndio que lavra em Meãs, concelho de Montemor-o-Velho (distrito de Coimbra), desde as 14:49 e que está a ser combatido por 71 bombeiros auxiliados por 20 viaturas e dois meios aéreos.

Dois outros fogos continuavam por circunscrever às 16:00, um dos quais deflagrou em Murteira, concelho de Santarém (Santarém), às 14:20, e outro que começou às 13:46 em Castelo, concelho de Ponte de Lima (distrito de Viana do Castelo), de acordo com a informação do SNBPC.

O primeiro está a mobilizar 53 bombeiros, auxiliados por 15 viaturas e um meio aéreo, e o segundo por 29 bombeiros, auxiliados por oito viaturas e três meios aéreos.

Circunscrito está o fogo que deflagrou às 15:16 em Vila Seca, concelho de Tábua (Coimbra), onde permanecem 47 bombeiros, auxiliados por 11 viaturas.

Um total de 9.108 fogos foi registado entre Janeiro e 15 de Julho pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais, 1.117 dos quais incêndios florestais e 7.991 fogachos (com menos de um hectare), que consumiram 9.560 hectares, de acordo com último relatório da DGRF.

Os dados, recolhidos até 15 de Julho, indicam terem ardido 5.380 hectares de povoamentos e 4.176 hectares de mato.

Também em Julho morreram sete bombeiros.

Durante a primeira quinzena de Julho, verificaram-se 2.214 incêndios, que foram responsáveis por 1.706 hectares de área ardida, números «significativamente inferiores aos valores médios para este período», indica o quarto relatório provisório de incêndios florestais.

Também a área ardida diminui relativamente à média dos últimos cinco anos e ao ano passado.

Em 2005 registaram-se mais de 35 mil incêndios (7.843 incêndios florestais e 27.369 fogachos), nos quais morreram 19 pessoas (12 das quais bombeiros) e arderam quase 300 mil hectares de floresta.

fonte: diário digital

MensagemColocada: Qui Ago 03, 2006 7:48 am    Assunto:

MensagemColocada: Qui Ago 03, 2006 9:25 am    Assunto:
Quatro incêndios florestais em Portugal

Quatro incêndios florestais em Portugal

A meio da tarde desta quarta-feira, registavam-se quatro incêndios florestais em Portugal continental, dois dos quais por circunscrever, de acordo com informação avançada pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

Em Meãs, no concelho de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, 71 bombeiros auxiliados por 20 viaturas e dois meios aéreos combatiam as chamas que deflagraram ao início da tarde.

Igualmente por circunscrever, estava outro incêndio, em Murteira, no concelho de Santarém, que mobiliza 53 bombeiros auxiliados por 15 viaturas e um meio aéreo.

Entretanto, foram dados como circunscritos dois outros incêndios, um em Castelo, no concelho de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, que foi combatido por 29 bombeiros com a ajuda de oito viaturas e três meios aéreos, e outro em Vila Seca, no concelho de Tábua no distrito de Coimbra, controlado por 47 bombeiros, auxiliados por 11 viaturas.

Com a subida de temperatura, o reaparecimento das chamas era inevitável mas, por enquanto, não se verificam nem os valores atingidos durante o ano passado, nem uma persistência de tempo quente que leve a uma situação de ruptura.

Com o tempo quente a manter-se até à próxima semana, estes vão ser dias que se prevêm complicados, sobretudo durante o fim de semana, altura em que deve haver um pico a nível de temperaturas.

No entanto, é ainda cedo para tirar conclusões sobre as alterações introduzidas no dispositivo, bem como na área da gestão de efectivos, uma das que durante o ano passado mereceram algumas das críticas que fizemos.

A questão dos efectivos, de que resulta em parte, o tipo de opção tácticas, foi algo que abordamos num texto que mantém a actualidade, dado a existência de condicionalismos demográficos que só através de medidas estruturais podem ser modificados, e que deveria merecer uma análise profunda por parte dos responsáveis governativos.

fonte: verão verde