MensagemColocada: Qui Ago 10, 2006 9:05 am    Assunto:

Seis incêndios estavam por circunscrever às 22:00 de hoje nos distritos de Aveiro, Guarda, Viana do Castelo e Viseu, segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).
De norte a sul do país estão activos 19 fogos florestais e de mato, mobilizando centenas de bombeiros.

No distrito de Aveiro as chamas lavram em São Romão (concelho de Vagos).

Este incêndio florestal que deflagrou às 19:25 e que ainda não está circunscrito mobilizava às 22:00 54 bombeiros apoiados por 14 viaturas.

No distrito de Braga, o fogo em Sobreposta está circunscrito desde as 18:50 e tinha no local 52 homens apoiados por 19 viaturas.

O incêndio na Serra d'Ossa (Estremoz) também foi circunscrito cerca das 18:45, mas no teatro de operações estão ainda 148 bombeiros apoiados por 47 viaturas e um helicóptero.

No distrito da Guarda estavam activos quatro incêndios, um dos quais por circunscrever, nomeadamente o de Salgada (concelho de Aguiar da Beira) que se iniciou às 18:13, mobilizando 95 bombeiros apoiados por 23 viaturas.

Em Leiria, o fogo florestal de Lugar da Bezerra (Porto de Mós) está circunscrito desde as 19:59. No local estão 149 homens com 39 viaturas.

O incêndio de Valongo, no distrito do Porto, que deflagrou há dois dias, continua a mobilizar o maior número de meios.

No terreno estão 192 bombeiros apoiados por 62 viaturas além de dois grupos de reforço de Setúbal e um de Lisboa e de três pelotões militares.

Ainda no distrito do Porto outros dois incêndios (Entre-os- Rios e Lugar de Moreiró) estão circunscritos.

Em Santarém, o fogo que deflagrou às 17:45 no Cortiça (concelho de Santarém) esta circunscrito desde as 19:05.

O fogo que deflagrou durante a tarde de hoje em Setúbal está circunscrito desde as 19:13, mas no local mantém-se 137 bombeiros apoiados por 39 viaturas.

No distrito de Viana do Castelo estavam três incêndios por circunscrever: Mezio (concelho Arcos de Valdevez), São Paio (Melgaço) e Rabiscal (concelho de Arcos de Valdevez e na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês).

Em Viseu, há o registo de três incêndios, um dos quais por circunscrever, nomeadamente o da Granja (São Pedro do Sul), mobilizando 133 homens apoiados por 36 viaturas.

Um total de 12.425 fogos foi registado entre Janeiro e 31 de Julho pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), 1.390 dos quais incêndios florestais e 11.035 fogachos (com menos de um hectare), que consumiram 13.971 hectares, de acordo com último relatório da DGRF.

Em Julho, mês em que morreram sete bombeiros, ocorreram 5.211 incêndios, que consumiram 5.761 hectares, números que a DGRF considera "significativamente inferiores aos valores médios para este período", sobretudo no que respeita à área ardida.

Em 2005 registaram-se mais de 35 mil incêndios (7.843 incêndios florestais e 27.369 fogachos), nos quais morreram 19 pessoas (12 das quais bombeiros) e arderam quase 300 mil hectares de floresta.

GC.

Fonte: www.lusa.pt - Notícia SIR-8243542

MensagemColocada: Qui Ago 10, 2006 9:05 am    Assunto: