Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Orientação pelo Sol


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Condução TT



Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
ViPeR5000(Rui Melo)
Site Admin


Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 11 Jun 2006
Mensagens: 2318
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Qui Abr 19, 2007 11:09 pm    Assunto:
Orientação pelo Sol
    Responder com Citação


O recurso cada vez maior a equipamentos de geolocalização ou de navegação tem vindo a fazer cair no esquecimento alguns princípios ou técnicas simples de orientação, abrindo situações de vulnerabilidade quando os auxiliares tecnológicos falham.

Por esta razão, e como mencionamos anteriormente, vamos abordar alguns métodos de orientação fáceis de utilizar e que podem servir de recurso em caso de necessidade.

Um dos métodos de orientação mais simples e conhecidos desde a Antiguidade, é seguir o movimento do Sol durante o seu percurso, desde que nasce a Este até que se põe a Oeste.

Ao meio-dia solar, que tipicamente difere um pouco do que é indicado pelo relógio, o Sol estará posicionado a Sul, com uma sombra bastante mais reduzida do que na altura do nascimento e do ocaso.

Em teoria, caso nos encontrassemos sobre a linha do Equador, a sombra de uma haste vertical seria nula, dado que o Sol estaria exactamente na sua direcção.

Esta dimensão da sombra é importante, pois a sua dimensão mínima corresponderá ao meio-dia solar e ao Sul, sendo que a partir do momento em que comece a aumentar, o Sol já se começou a deslocar para Oeste.

Logicamente, não será só no nascer do Sol, no ocaso ou no meio-dia que o Astro-Rei nos indica os pontos cardeais, sendo possível usar deste posição em conjunto com um convencional relógio de ponteiros.

Apontando o ponteiro das horas para o Sol, a bissetriz do ângulo menor formado com o eixo do meio dia do relógio indica o Sul, com uma pequena margem de erro.

Para os que não estão recordados, a bissetriz de um angulo é uma linha imaginária que divide o angulo exactamente ao meio.

Durante a chamada "hora de Verão", a diferença entre a hora solar e a dos relógios é maior, pelo que se poderá atrasar o relógio uma hora ou fazer o desconto em termos de graus, de modo a obter resultados tão precisos quanto possível, dentro das limitações deste método.

Para quem use relógios digitais, existe sempre a possibilidade de desenhar um relógio, com o ponteiro das horas no local correcto, de modo a usar o mesmo método.

Chamamos a atenção para o facto de estarmos a mencionar princípios que se verificam no hemisfério Norte, onde desenvolvemos a nossa actividade, sendo que no hemisfério Sul, se passa o inverso.

Fonte Verão Verde

_________________
O que não me Mata torna-me mais forte.


I'm the ViPeR5000, always faster than you..
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto:
Corpo de Bombeiro: Bombeiro-Portugal

MensagemColocada: Qui Abr 19, 2007 11:09 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção, Fenomenologia da combustão e agentes extintores , Manobras de Apoio á Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
matunbo



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 18 Abr 2008
Mensagens: 20

Posto: Estagiário
Corpo de Bombeiro: B.V.Condeixa-a-Nova

MensagemColocada: Qua Mai 07, 2008 8:19 pm    Assunto:
se nao houver sol
    Responder com Citação

eu sou escuteiro e sei varias formas de me orientar. E se nao houver sol?

PODEMOS NOS ORIENTAR PELOS FORMIGUEIROS-,eu sei que pode ser um abesurdo, mas se pensarmos bem tem logica, a "porta" do formigueiro está sempre mas sempre virada para sul visto que o vento norte é o mais forte.

INCLINAÇÃO DAS ÁRVORES - se soubermos qual a direção do vento dominante numa região, através da inclinação das árvores conseguimos determinar os pontos cardeais.

MUSGOS E COGUMELOS - desenvolvem-se mais facilmente em locais sombrios, ou seja, do lado Norte.

GIRASSÓIS - voltam a sua flor para Sul, em busca do sol.

Mas é mais eficas andarmos com uma busola no bolso nem que seja numa caneta, as vezes dá jéito

Cursos: Técnicas de Socorrismo
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Condução TT Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.1903s ][ Queries: 33 (0.0168s) ][ Debug on ]