Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Tecnologia: imposição ou necessidade?


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
ViPeR5000(Rui Melo)
Site Admin


Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 11 Jun 2006
Mensagens: 2318
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Ter Set 26, 2006 8:32 am    Assunto:
Tecnologia: imposição ou necessidade?
    Responder com Citação


Nos últimos meses assistimos a propostas de diversos sistemas de consolidação de informação que recorrem aos mais deversos meios, com o objectivo de fornecer dados permanentemente actualizados aos comandos operacionais quando em presença de incêndios florestais.

Sem por em causa o mérito destas iniciativas e dos seus promotores, bem como a necessidade de conceber e construir uma plataforma capaz de fornecer informação actualizada e projecções ou evoluções prováveis de um dado acontecimento, o método que preside à sua génese parece algo contestável.

A utilização das novas tecnologias depende, em grande escala, da necessidade sentida no terreno por quem vai delas depender e é da confiança e colaboração das estruturas operacionais que vai depender, em última instância, a sua aceitação e utilização.

Propor uma solução, por muito elaborada que seja, sem que esta nasça do diálogo com quem no futuro a irá utilizar, é normalmente contraproducente, pois tendencialmente não corresponderá nem às exigências de quem pode dela depender para tomar decisões difíceis, nem terá a confiança dos utilizadores.

Por outro lado, sem uma progressiva formação e habituação às novas tecnologias, começando por soluções menos sofisticadas mas mais fáceis de implementar e capazes de dar alguns resultados imediatos, não se cria nem a apetência, nem a exigência que levará a soluções mais complexas.

A necessidade de mais e melhor informação tem, forçosamente, de partir das bases, da reconhecimento de que esta facilita as decisões, contribui para uma acção mais eficaz e, pela sua fiabilidade e credibilidade, aumenta a segurança dos elementos envolvidos em operações de risco.

Estes passos, que é necessário fomentar e promover com formação permanente, são condição necessária para que os novos meios sejam devidamente integrados e considerados como uma necessidade, que evoluirá para uma exigência a nível de planeamento, sem o que, partindo do topo da hierarquia, não passará de uma imposição que tende a ser mal acolhida ou rejeitada.

A parceria entre a estrutura opercional, aquela que conhece efectivamente as necessidades e é capaz de reconhecer a utilidade de novas soluções, e a investigação, de onde provêm meios e métodos inovadores, tem sido esquecida no desenvolvimento de produtos que, mesmo na sua excelência académica e conceptual, correm o risco de não passar de mais uma das inutilidades dispendiosas a que, infelizmente, nos vamos habituando.

Fonte Verao Verde
http://veraoverdeorg.blogspot.com/2006/09/tecnologia-imposio-ou-necessidade.html

_________________
O que não me Mata torna-me mais forte.


I'm the ViPeR5000, always faster than you..
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto:
Corpo de Bombeiro: Bombeiro-Portugal

MensagemColocada: Ter Set 26, 2006 8:32 am    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção, Fenomenologia da combustão e agentes extintores , Manobras de Apoio á Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.2624s ][ Queries: 29 (0.1179s) ][ Debug on ]