Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Desenvolvido primeiro robô brasileiro para combater incêndios


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
ViPeR5000(Rui Melo)
Site Admin


Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 11 Jun 2006
Mensagens: 2318
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Ter Set 19, 2006 11:14 am    Assunto:
Desenvolvido primeiro robô brasileiro para combater incêndios
    Responder com Citação

Equipamento criado por estudante cearense reúne praticidade, eficiência e inovação tecnológica

O primeiro “robô-bombeiro” brasileiro funciona com até 4,2 mil litros d’água por minuto e lança água a até 60 metros.
Uma proposta desafiadora que gerou uma grande invenção feita com poucos recursos e muita criatividade. Assim se concebeu o primeiro “robô-bombeiro” do país, desenvolvido na Universidade de Fortaleza (Unifor). Batizado de Saci – sigla para Sistema de Apoio ao Combate de Incidentes –, o equipamento já é utilizado pelo Corpo de Bombeiros do Ceará. Capaz de lançar jatos de 4,2 mil litros de água por minuto a uma distância de até 180 metros do operador, o robô cumpre a sua missão: "salvaguardar a vida daqueles que nos salvam", segundo seu criador, o engenheiro eletrônico Antônio Roberto Lins de Macedo.

A idéia surgiu depois que seu pai, Antônio Roberto Menescal – professor da Faculdade de Engenharia da Unifor – mostrou-lhe um vídeo sobre um robô japonês e desafiou-o desenvolver um modelo similar. "Aceitei a tarefa e fiz o Saci como meu trabalho de conclusão do curso de graduação", diz Macedo. "Pensei em criar algo que pudesse diminuir o risco de bombeiros e profissionais da área petroquímica, além de otimizar custos para segurança do trabalho."

O robô-canhão funciona com motor elétrico blindado, para evitar superaquecimento, e pode ser abastecido por até três mangueiras de 120 metros. Em comparação com outros modelos já criados no mundo – especificamente no Japão, Inglaterra e China –, o Saci é 21 vezes mais potente e ainda lança jatos d’água de dois tipos (veja na figura abaixo). Além disso, o equipamento funciona por controle remoto durante até três horas ininterruptas na capacidade máxima de carga.

O saci pode lançar jatos d’água de dois tipos: lineares, dirigidos para um objetivo pontual (no alto), ou difusos, em forma de neblina, ideais para combater incêndios de combustíveis derivados de petróleo e também para a diluição de gases tóxicos
"Utilizamos uma arquitetura mais resistente a temperaturas altas, com baixo custo de fabricação e que não precisa de microcontrolador, ou seja, não processa dados enquanto trabalha", explica o engenheiro. Segundo ele, o manuseio é simples e prático, como um controle remoto de brinquedo. Outra vantagem é a mobilidade do robô em ambientes pequenos, pois a esteira que permite a locomoção do aparelho facilita sua rotação e a superação de obstáculos no solo.

Concluída em 2004, a primeira versão do Saci ganhou os prêmios CNI 2005 (Confederação Nacional da Indústria), Petrobras de Tecnologia e Finep (Financiadora de Produtos e Projetos – etapa Nordeste), e foi até encomendada pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, que vem usando o aparelho no controle de incêndios desde janeiro 2005.

Desde então, Macedo continua a aprimorar o robô. Desenvolvida na primeira empresa incubada da Unifor (Armtec), também liderada pelo engenheiro, a versão 2.0 do Saci é capaz de levantar e baixar o canhão d’água, girar 360 graus e lançar jatos de 7,2 mil litros por minuto, além de ter duas câmeras, uma que funciona no sentido do canhão e outra na frente do robô. Outra novidade é a tecnologia de tolerância a falhas, ou seja, mesmo que algo queime dentro dele, o equipamento continuará funcionando. "Esse novo modelo deverá estar disponível já no primeiro semestre de 2006", diz Macedo.

Além do Corpo de Bombeiros, empresas como Petrobras e Ipiranga pretendem utilizar o equipamento para ações de combate a incêndio e segurança do trabalho. "A demanda só aumenta. Já temos encomendas para o Rio Grande do Sul, Minas Gerais e até Estados Unidos", diz o engenheiro. No futuro, a equipe da Armtec pretende desenvolver uma versão doméstica ainda menor do Saci, própria para condomínios e prédios comerciais com preço mais acessível (entre 10 e 15 mil dólares).

Por Mário Cesar Filho
Fonte Ciência Hoje On-line


_________________
O que não me Mata torna-me mais forte.


I'm the ViPeR5000, always faster than you..
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto:
Corpo de Bombeiro: Bombeiro-Portugal

MensagemColocada: Ter Set 19, 2006 11:14 am    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção, Fenomenologia da combustão e agentes extintores , Manobras de Apoio á Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.2198s ][ Queries: 28 (0.0197s) ][ Debug on ]