Furacão mudou de trajectória

MensagemColocada: Qua Set 20, 2006 10:28 am    Assunto:
Furacão mudou de trajectória

Gordon já passou a sul do Faial. Ilha de São Miguel é a que mais preocupa. Esperam-se rajadas máximas de 170 quilómetros/hora e ondulação até 14 metros. Flores e Corvo já levantaram alerta vermelho
maior preocupação das autoridades açorianas está centrada na ilha de São Miguel (Grupo Oriental), onde os efeitos do Gordon deverão sentir-se com mais epicentro, características geológicas e topográficas do terreno, e com as estruturas edificadas.">intensidade, com ventos máximos de 170 quilómetros por hora e ondulação até aos 14 metros, adiantou à «Lusa» o secretário regional que tutela a Protecção Civil açoriana.

O Gordon deve atingir esta ilha cerca das 05:00 (04:00 locais) e os seus efeitos deverão fazer-se sentir até cerca das 09:00 (08:00 locais).

O furacão Gordon passou a sul do Faial, por volta das 2:30 (1:30 hora local) tendo provocado algum vento e chuva. Por volta das 00:40 o furacão passou ao largo do grupo central (Flores e Corvo).

De acordo com o vice-presidente do Serviço Regional de Protecção Civil, Ricardo Barros, em declarações ao PortugalDiário, já foi levantado o alerta vermelho nas ilhas do grupo ocidental, mantendo-se nas restantes».

O furacão Gordon deslocou-se para Sul, acabando por não atingir as ilhas do grupo ocidental e central com a epicentro, características geológicas e topográficas do terreno, e com as estruturas edificadas.">intensidade inicialmente esperada. «Vamos ver como a situação evolui», referiu a mesma fonte.

População está calma

O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores António Cunha explicou ao PortugalDiário que as populações estão calmas perante a chegada do furacão. «De certa forma, já estamos habituados a fenómenos desta natureza», por isso, «não há situações de pânico». Ainda assim, os açorianos «estão conscientes de que há certas precauções que têm de tomar», explicou.

Os dispositivos de Protecção Civil foram accionados, bombeiros e funcionários do Governo Regional estão de prevenção, «para já, ainda não houve nenhuma situação anormal», afirmou o responsável.

Manuel Rita, morador na ilha do Corvo, é um exemplo da tranquilidade dos habitantes dos Açores, que também tem a ver com as características das habitações. «Aqui no Corvo, as casas já não têm grandes vidraças e os telhados já costumam estar protegidos com pedras», esclareceu. A explicação está nas frequentes tempestades que costumam assolar a ilha.

Precauções para doentes e idosos

Uma das possíveis consequências do furacão é a falha de energia eléctrica, por isso, doentes que necessitam de aparelhos de respiração e ventilação, que funcionam com electricidade ficaram apreensivos. António Guimarães, da empresa Gasin, que comercializa gases e equipamentos médicos explicou ao PortugalDiário que os doentes começaram a ligar para a empresa para saber o que fazer em caso de falha de energia. «Não era uma situação de pânico, mas de precaução», explicou.

O responsável adiantou que todos os doentes têm garrafas de oxigénio e baterias para que os equipamentos possam funcionar, caso falhe a luz.

Tomadas as precauções, os açorianos esperam agora a chegada do furacão Gordon, o que se previa que acontecesse às 22 horas.

A essa hora encerraram os portos de Angra do Heroísmo, Praia Vitória e São Mateus, na ilha Terceira, e Praia, na ilha Graciosa, como prevenção à passagem do furacão Gordon.

A informação foi avançada à Lusa pelo capitão dos portos das ilhas Terceira e Graciosa, Rodrigues Gonçalves, que adiantou ter sido «lançado um alerta junto dos pescadores para amarrarem melhor as suas embarcações e vararem as mais frágeis».

Fonte PortugalDiario

MensagemColocada: Qua Set 20, 2006 10:28 am    Assunto: