Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Furacão mudou de trajectória


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
ViPeR5000(Rui Melo)
Site Admin


Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 11 Jun 2006
Mensagens: 2318
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Qua Set 20, 2006 10:28 am    Assunto:
Furacão mudou de trajectória
    Responder com Citação

Gordon já passou a sul do Faial. Ilha de São Miguel é a que mais preocupa. Esperam-se rajadas máximas de 170 quilómetros/hora e ondulação até 14 metros. Flores e Corvo já levantaram alerta vermelho
maior preocupação das autoridades açorianas está centrada na ilha de São Miguel (Grupo Oriental), onde os efeitos do Gordon deverão sentir-se com mais epicentro, características geológicas e topográficas do terreno, e com as estruturas edificadas.">intensidade, com ventos máximos de 170 quilómetros por hora e ondulação até aos 14 metros, adiantou à «Lusa» o secretário regional que tutela a Protecção Civil açoriana.

O Gordon deve atingir esta ilha cerca das 05:00 (04:00 locais) e os seus efeitos deverão fazer-se sentir até cerca das 09:00 (08:00 locais).

O furacão Gordon passou a sul do Faial, por volta das 2:30 (1:30 hora local) tendo provocado algum vento e chuva. Por volta das 00:40 o furacão passou ao largo do grupo central (Flores e Corvo).

De acordo com o vice-presidente do Serviço Regional de Protecção Civil, Ricardo Barros, em declarações ao PortugalDiário, já foi levantado o alerta vermelho nas ilhas do grupo ocidental, mantendo-se nas restantes».

O furacão Gordon deslocou-se para Sul, acabando por não atingir as ilhas do grupo ocidental e central com a epicentro, características geológicas e topográficas do terreno, e com as estruturas edificadas.">intensidade inicialmente esperada. «Vamos ver como a situação evolui», referiu a mesma fonte.

População está calma

O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores António Cunha explicou ao PortugalDiário que as populações estão calmas perante a chegada do furacão. «De certa forma, já estamos habituados a fenómenos desta natureza», por isso, «não há situações de pânico». Ainda assim, os açorianos «estão conscientes de que há certas precauções que têm de tomar», explicou.

Os dispositivos de Protecção Civil foram accionados, bombeiros e funcionários do Governo Regional estão de prevenção, «para já, ainda não houve nenhuma situação anormal», afirmou o responsável.

Manuel Rita, morador na ilha do Corvo, é um exemplo da tranquilidade dos habitantes dos Açores, que também tem a ver com as características das habitações. «Aqui no Corvo, as casas já não têm grandes vidraças e os telhados já costumam estar protegidos com pedras», esclareceu. A explicação está nas frequentes tempestades que costumam assolar a ilha.

Precauções para doentes e idosos

Uma das possíveis consequências do furacão é a falha de energia eléctrica, por isso, doentes que necessitam de aparelhos de respiração e ventilação, que funcionam com electricidade ficaram apreensivos. António Guimarães, da empresa Gasin, que comercializa gases e equipamentos médicos explicou ao PortugalDiário que os doentes começaram a ligar para a empresa para saber o que fazer em caso de falha de energia. «Não era uma situação de pânico, mas de precaução», explicou.

O responsável adiantou que todos os doentes têm garrafas de oxigénio e baterias para que os equipamentos possam funcionar, caso falhe a luz.

Tomadas as precauções, os açorianos esperam agora a chegada do furacão Gordon, o que se previa que acontecesse às 22 horas.

A essa hora encerraram os portos de Angra do Heroísmo, Praia Vitória e São Mateus, na ilha Terceira, e Praia, na ilha Graciosa, como prevenção à passagem do furacão Gordon.

A informação foi avançada à Lusa pelo capitão dos portos das ilhas Terceira e Graciosa, Rodrigues Gonçalves, que adiantou ter sido «lançado um alerta junto dos pescadores para amarrarem melhor as suas embarcações e vararem as mais frágeis».


Fonte PortugalDiario

_________________
O que não me Mata torna-me mais forte.


I'm the ViPeR5000, always faster than you..
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto:
Corpo de Bombeiro: Bombeiro-Portugal

MensagemColocada: Qua Set 20, 2006 10:28 am    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção, Fenomenologia da combustão e agentes extintores , Manobras de Apoio á Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.1785s ][ Queries: 28 (0.0405s) ][ Debug on ]