Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Incêndios: água que prejudica as florestas


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Bravo33



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 19 Jun 2006
Mensagens: 1260
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Qui Jul 06, 2006 3:43 pm    Assunto:
Incêndios: água que prejudica as florestas
    Responder com Citação

Incêndios: água que prejudica as florestas
Especialistas avisam para efeitos da água salgada nos solos
A utilização de água do mar para combater os fogos florestais pode atrasar a normalização do equilíbrio natural da floresta e contaminar os recursos hídricos naturais, devido à presença de sal, alertam especialistas em declarações à «Lusa».

O aviso surge no mesmo momento em que Portugal tem em treinos durante dois meses uma aeronave russa Beriev BE-200, com capacidade para transportar 12 mil litros de água, que tem a possibilidade de poder abastecer-se no mar, com ondulação inferior a 1,2 metros, ou em albufeiras.

Apesar de salientarem que o importante é apagar os incêndios, os especialistas chamam a atenção para as quantidades de sal libertados nas zonas florestais e para os seus efeitos no solo.

Ana Maria Lourenço do Departamento de Química da Universidade Nova de Lisboa explicou à «Lusa» que o «sal é um conservante» e que por isso vai atrasar o reequilíbrio no ecossistema, após um cenário de incêndio. «A reposição do ecossistema será atrasada pela presença do sal, que fica no solo após a evaporação da água», referiu a professora, chamando também a atenção para a «corrosão» provocada pela presença do cloreto de sódio (sal) no solo.

De acordo com Ana Maria Lourenço, há também o risco de o sal ficar no solo e com as chuvas contaminar os aquíferos adjacentes, podendo tornar os rios mais salinos causando alterações nos ecossistemas. É igualmente de salientar que a presença de sal faz aumentar a temperatura podendo potenciar a produção de dioxinas, a partir da matéria orgânica presente no solo, explicou a química, referindo contudo que a quantidade gerada de dioxinas é insignificante.

Água da chuva ajuda a atenuar o problema

Para o presidente da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), Eugénio Sequeira, o sal é nocivo nos solos, mas, adianta que apenas uma descarga de água do mar não causará grandes estragos, sobretudo se for num terreno localizado numa zona chuvosa. O ambientalista explica que, neste caso, a água da chuva acabará por minimizar as consequências negativas da presença de sal.

Contudo, Eugénio Sequeira afirma que se forem feitas várias descargas de água do mar, então o cenário é pior, dados os estragos do sal no solo. Este ambientalista chama igualmente a atenção para a produção de dioxinas, lembrando que, sendo voláteis, podem ser absorvidas por animais selvagens e de caça.

Os efeitos do sal nos solos será estudado pela equipa do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) que está a acompanhar a fase experimental do Beriev BE-200, garantiu à «Lusa» o assessor de imprensa do Ministério da Administração Interna. A mesma fonte referiu a existência de um estudo encomendado ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), divulgado em Janeiro, que deu um parecer positivo para a utilização da água do mar.

fonte:portugal diário
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª
Corpo de Bombeiro: 0112- Mealhada

MensagemColocada: Qui Jul 06, 2006 3:43 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.1626s ][ Queries: 28 (0.0160s) ][ Debug on ]