Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Os bombeiros de Oleiros assinalam 60 anos


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Simulacros / Aniversários / Bandas e Fanfarras



Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Ricardo_jorge



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 05 Dez 2006
Mensagens: 79

MensagemColocada: Sáb Out 04, 2008 7:27 pm    Assunto:
Os bombeiros de Oleiros assinalam 60 anos
    Responder com Citação

Os bombeiros de Oleiros assinalam 60 anos de existência no próximo dia 12 de Outubro. Uma data assinalada com muitas actividades e o recordar de algumas histórias.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros está a comemorar os seus 60 anos de vida. O dia oficial das cerimónias é 12 de Outubro e segundo apurámos, integra várias actividades, a saber: romagem ao cemitério com deposição de flores junto ao mausoléu do bombeiro, condecorações, porto de honra, exposição de trabalhos dos alunos do agrupamento de escolas, desfile do corpo activo acompanhado pela fanfarra, missa, benção de viaturas, almoço comemorativo e um simulacro.

Durante os seus 60 anos a Associação procurou apoiar a população e é hoje uma colectividade imprescindível ao concelho de Oleiros. Durante a sua vida muitos episódios continuam vivos na sua história. Os últimos, mais marcantes, foram os incêndios florestais de 2003 que consumiram cerca de 60 por cento da floresta do concelho, tendo destruído alguns meios da própria corporação. A valentia dos bombeiros de Oleiros valeu várias distinções nacionais a alguns dos seus elementos.

Mas o ano em que os bombeiros assinalam seis décadas no concelho de Oleiros ficou marcado pelo falecimento do seu presidente, António Guimarães, no passado dia 25 de Abril. Daí que a data seja também aproveitada para recordar o homem que esteve à frente dos destinos da corporação nos últimos anos, o qual sempre pugnou por dar melhores meios à corporação e por prestar a melhor formação possível aos seus bombeiros.

Bravura e ironia

Na memória estão também outras histórias, como as retratadas no livro que há 10 anos assinalou o 50.º aniversário da Associação. Uma das que ainda hoje é recordada com alguma ironia diz respeito a um regresso à vila dos bombeiros de Oleiros, depois de terem estado a combater um incêndio na zona da Guarda, logo no início da corporação. Acontece que a viatura em que seguiam ficou com um problema, pelo que decidiram pedir apoio aos bombeiros de Penamacor. Chegados ao quartel, este estava fechado, pois eram altas horas da madrugada. Até que alguém descobriu uma campainha junto de uma das portas. Mas a campainha era afinal o botão de accionar a sirene. E em vez de prestarem ajuda, os bombeiros de Penamacor queriam ajustar contas com os de Oleiros, os quais tiveram que rumar a Castelo Branco para arranjar o carro.

Outra das histórias ainda hoje recordada, diz respeito a um salvamento de uma senhora que caiu a um poço. O bombeiro chamado a intervir, não entrou logo na água porque o relógio que trazia ao pulso metia água. Optou então por colocá-lo no bolso do fato de macaco e entrar para a água salvando a senhora. É claro que estas são algumas «estórias» contadas com saudade e ironia, porque os 60 anos da corporação são feitos de bravura e dedicação. A construção do actual quartel, cujas obras começaram em 1969 e ficaram concluídas no início da década 70, é outro marco importante na vida dos Bombeiros de Oleiros, que são também uma escola de valores…

Jornal Reconquista
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 2ª

MensagemColocada: Sáb Out 04, 2008 7:27 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte / Salvamento e Desencarceramento
Voltar ao topo
Ricardo_jorge



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 05 Dez 2006
Mensagens: 79

Posto: Bombeiro de 2ª

MensagemColocada: Seg Out 06, 2008 8:23 am    Assunto:
60º Aniversário Oleiros
    Responder com Citação

Os bombeiros de Oleiros assinalam 60 anos de existência no próximo dia 26 de Outubro. A iniciativa integra várias actividades, entre as quais se destacam as condecorações, uma exposição e um simulacro.


É já no próximo dia 26 de Outubro que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros assinala os seus 60 anos de vida. O dia oficial das cerimónias foi, numa primeira fase, apontado para 12 de Outubro, mas a tomada de posse do novo Bispo da Diocese, em Portalegre, nesse mesmo dia, levou os dirigentes da colectividade a adiarem a data para 26 de Outubro.

De acordo com o programa a que tivemos acesso, e tal como divulgámos em primeira mão, são várias as actividades que o compõem, a saber: romagem ao cemitério com deposição de flores junto ao mausoléu do bombeiro (9H30), condecorações (10H30), porto de honra (11H00), exposição de trabalhos dos alunos do agrupamento de escolas (11H30), desfile do corpo activo acompanhado pela fanfarra (11H45), missa (12H30), benção de viaturas (13H30), almoço comemorativo (14H00) e um simulacro (16H00).

O aniversário da Associação ficará também marcado pelo primeiro desfile de fanfarras, com início às 15 horas, o qual passará pela rotunda da GNR, Rua Dr. Barata Relvas, Praça do Município e Rua Augusto Fernandes. Participam no desfile as fanfarras dos bombeiros voluntários de Ourém, Barreiro, Figueira da Foz, Portalegre, Maceira e Oleiros.

Jornal Reconquista

Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte / Salvamento e Desencarceramento
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Simulacros / Aniversários / Bandas e Fanfarras Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.1618s ][ Queries: 32 (0.0152s) ][ Debug on ]