Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Mini-tornados destroem casas e carros


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
ViPeR5000(Rui Melo)
Site Admin


Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 11 Jun 2006
Mensagens: 2318
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Qui Out 19, 2006 8:50 am    Assunto:
Mini-tornados destroem casas e carros
    Responder com Citação


O mau tempo que se fez sentir durante a noite, madrugada e manhã de ontem provocou diversos estragos em vários pontos do País. Em Santarém, registaram-se três mini-tornados, que arrasaram casas e carros. Em Aveiro, em Oliveira de Azeméis, os ventos fortes que se fizeram sentir por volta das 12.00 provocaram danos nos telhados de dezenas de habitações, levantaram chapas de cobertura de fábricas e arrastaram um camião TIR. Na capital, o túnel do Baptista Russo inundou, obrigando a cortar o trânsito naquela via.

Em Santarém, as pessoas nem tiveram tempo para ter medo. Em segundos, ventos muito fortes partiram e arrancaram árvores e telhados de edifícios. Tudo aconteceu durante a manhã de ontem afectando sobretudo os concelhos de Vila Nova da Barquinha, Tomar, Abrantes, Santarém, Entroncamento e Sardoal. Um balanço provisório aponta para duas pessoas feridas sem gravidade e danos materiais avultados. De acordo com o comandante distrital da Protecção Civil, Joaquim Chambel, 200 edifícios de habitação ficaram sem telhado, mais de duas dezenas com estragos profundos. Cinco empresas também foram atingidas, uma delas em Pernes. Nas ruas, muitos automóveis que se encontravam estacionados ficaram danificados, tal como diversa sinalização nas vias rodoviárias.

Mini-tornados na Barquinha

No Sardoal, numa área de mata, três dezenas de pinheiros de grande porte ficaram partidos ao meio. Em Vila Nova da Barquinha, populares disseram ter visto tijolos e outros objectos subindo num cone de ar. Nesta localidade caiu uma grua sobre uma habitação, causando grandes estragos. Segundo admitiu fonte do Centro Distrital de Operações e Socorro tratou-se de um mini-tornado. A Protecção Civil não sabia sequer se iam ficar pessoas desalojadas. "Falta conhecer o estado real das casas para saber se os seus habitantes podem manter-se nas residências", explicou Joaquim Chambel. Em todos os casos, foram fenómenos meteorológicos localizados que se desenvolveram em segundos e devastaram tudo à sua passagem. Nos concelhos do distrito de Santarém, ao fim da tarde, ainda havia caminhos secundários onde não se tinha conseguido repor a circulação.

Porto de Mós sem casas

Na localidade de Pedreiras, Porto de Mós, dois idosos, um homem e uma mulher, ficaram sem casa, com os telhados destruídos. Durante a noite de terça-feira, o vento e a chuva levaram tudo à frente, numa área de dois quilómetros. Os bombeiros ainda tentaram colocar cobertura numa casa, logo a seguir à intempérie, mas não resultou e o morador teve que abandonar a residência. A queda de árvores também provocou na região o corte de algumas vias.

Túnel inundado em Lisboa

Na capital, os bombeiros dizem ter havido muitos pedidos de socorro, mas que não resultaram em situações graves. Fonte do Batalhão de Sapadores de Bombeiros confirmou que durante a madrugada e a manhã de ontem, "houve dezenas de pedidos de ajuda, mas nada de especial: caves inundadas, algerozes entupidos, etc". A situação mais complicada foi mesmo a inundação no túnel do Baptista Russo, na zona Oriental, que passa na Avenida Infante Dom Henrique. "Recebemos o alerta perto da 01.20 e demorámos cerca de três horas a escoar a água", disseram ao DN. Mas horas mais tarde os serviços camarários tiveram que se deslocar ao local, devido "ao lixo atirado para a via que entupiu os sumidouros (sistema de escoamento utilizado nas auto-estradas)". Esta foi a segunda vez que o túnel, a funcionar há pouco tempo, ficou intransitável. A câmara garante que irá tentar "encontrar, com o empreiteiro da obra, uma solução técnica para evitar que estas situações se voltem a repetir".

O Instituto de Meteorologia garantiu, por seu lado, que as chuvas e o vento fortes não ultrapassaram os parâmetros normais para a época e que as estações meteorológicas não registaram quaisquer valores anormais.

Fonte DN

_________________
O que não me Mata torna-me mais forte.


I'm the ViPeR5000, always faster than you..
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto:
Corpo de Bombeiro: Bombeiro-Portugal

MensagemColocada: Qui Out 19, 2006 8:50 am    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção, Fenomenologia da combustão e agentes extintores , Manobras de Apoio á Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.1620s ][ Queries: 28 (0.0164s) ][ Debug on ]