Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Tomar vai sofrer uma cheia e Águeda já está inundada


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
ViPeR5000(Rui Melo)
Site Admin


Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 11 Jun 2006
Mensagens: 2317
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Qua Out 25, 2006 12:38 pm    Assunto:
Tomar vai sofrer uma cheia e Águeda já está inundada
    Responder com Citação

Tomar vai sofrer uma inundação até à hora do almoço devido à forte precipitação e a zona ribeirinha de Águeda tornou-se hoje a primeira no país a ficar inundada.

"As primeiras cheias do ano hidrológico registaram-se hoje. Enviámos ao Se rviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e aos Governos Civis alguns alerta s amarelos, por causa dos níveis dos caudais dos rios", explicou à agência Lusa uma especialista do Instituto da Água.

Os casos mais preocupantes hoje, provocados pela precipitação da noite e p rimeiras horas da manhã, registaram-se em Águeda e Tomar.

Em Águeda a situação inspira cuidados, por causa do afluente do rio Vouga que está com um caudal considerado elevado e tem muitas habitações mesmo junto a o rio.

"Mas em Águeda as inundações são um fenómeno recorrente. A parte ribeirinh a ficou inundada esta manhã, mas já passou o limite máximo. A situação não vai s er pior do que já foi, se não houver mais chuva conforme o previsto", adiantou.

Em Tomar a situação é mais preocupante, porque atingiu o máximo perto das 11:00.

"Daqui a uma hora a inundação vai chegar certamente a Tomar. A situação po derá ter agravamentos e por isso estão a ser feitos avisos às populações" Próximo de Tomar, o rio Nabão - um afluente do rio Tejo - tem duas estaçõe s hidrométricas para medir os caudais, a do Adroal e a da Fabrica da Matrena.

"O Adroal está mais na cabeceira e é, por isso, mais perigoso para as popu lações de Tomar. Mas às 10 horas de hoje estava estável e não deverá subir se fo r mantida a previsão de não haver mais chuvas. A Fábrica da Matrena continua a s ubir o nível, mas como se situa a jusante de Tomar já não interessa para as popu lações", explicou.

O Instituto da Água registou hoje as primeiras cheias do ano hidrológico, que levaram ao lançamento de dois alertas amarelos.

O SVARH - Sistema de Vigilância de Alerta de Recursos Hídricos baseia-se e m dados em tempo real, actualizados de hora a hora, que permitem ás autoridades locais e da protecção civil fazer avisos às populações e tomar medidas de minimi zação das inundações e de salvamento de pessoas.

"Existem alertas amarelos e vermelhos, sendo os últimos mais graves e correspondentes às maiores cheias da história, como a do rio Tejo em 1979", explicou .

Agência LUSA

_________________
O que não me Mata torna-me mais forte.


I'm the ViPeR5000, always faster than you..
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto:
Corpo de Bombeiro: Bombeiro-Portugal

MensagemColocada: Qua Out 25, 2006 12:38 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção, Fenomenologia da combustão e agentes extintores , Manobras de Apoio á Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.1592s ][ Queries: 28 (0.0142s) ][ Debug on ]