Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Bombeiros Florestais (Wildland Firefighter), Fogos Florestais, Floresta Portuguesa


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Incêndios Florestais



Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  

Criação de Unidade Especial de Combate a Icêndios Florestal
SIM
75%
 75%  [ 6 ]
NÃO
25%
 25%  [ 2 ]
Total de Votos : 8
Quem Votou: bvv110, games, João Gargaté, lince, montecristotuga, naja, rubendrumond, Tiquinho

Autor Mensagem
montecristotuga



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 08 Ago 2010
Mensagens: 1

MensagemColocada: Dom Ago 08, 2010 3:51 pm    Assunto:
Bombeiros Florestais (Wildland Firefighter), Fogos Florestais, Floresta Portuguesa
    Responder com Citação

A floresta portuguesa é um ecossistema muito antigo, inicialmente com árvores de folha caduca no Norte do país e árvores de folha perene a Sul. Actualmente, a área florestal portuguesa ascende aos 3.3 milhões de hectares.

Portugal possui uma das maiores áreas florestadas da Europa (35.8 %)

Cerca de 85% da floresta de Portugal é propriedade privada, e apenas 3% pertence ao Estado Português, os restantes 12% são baldios, e pertença de comunidades locais.

Incêndio em Portugal

A violência e a extensão dos Incêndio florestal nestes últimos anos têm destruído centenas de hectares de floresta
. A ausência de uma política de ordenamento e gestão florestal, o desconhecimento real das áreas florestais, a ineficácia das medidas de prevenção e combate dos fogos florestais, o abandono de extensas áreas florestais, associadas a certas situações atmosféricas ou a acções negligentes e criminosas, são causas deste elevado número de incêndios.

Num pinhal pouco cuidado, as agulhas que caem nos arbustos facilitam o caminho do fogo em direcção às copas, estimulando os fogos de temperaturas elevadas, difíceis de dominar. Este tipo de incêndio danifica, inclusivamente, as camadas superficiais do solo, e queima os seus componentes orgânicos, acelerando o processo de erosão.

Medidas de salvaguarda e protecção florestal

A redução gradual e o correcto ordenamento florestal das monoculturas de eucalipto e pinheiro, e o incentivo à preservação e ampliação das áreas de vegetação autóctone, assume um papel primordial na minimização dos efeitos catastróficos dos fogos. Relativamente ao combate a incêndios, o grau de preparação dos bombeiros e outras entidades de protecção civil e a garantia de acesso a áreas de densa arborização são passos necessários, bem como o investimento intenso no estudo das áreas de maior risco. Nas situações em que o incêndio foi causado por negligência, vandalismo ou criminalidade, há que promover campanhas de sensibilização e informação das populações.

Quanto ao abate de árvores, alterações à legislação e desenvolvimento de mecanismos de fiscalização mais eficazes para a reconversão das áreas ardidas, bem como a devida protecção das actuais áreas protegidas e criação de novas Áreas de Protecção Ambiental, poderão ser um passo em frente na protecção dos recursos florestais portugueses.

O assunto também deverá ser analisado em termos políticos, sendo a criação de comissões especializadas compostas por representantes de todas as partes interessadas e por especialistas, uma das formas de intervenção do poder político de forma a unir objectivos ambientais, sociais e económicos.

A NÃO EXISTÊNCIA DE BOMBEIROS FLORESTAIS EM PORTUGAL, SUGERINDO A CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE ESPECIALIZADA NO COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS, COMO A CRIAÇÃO DE COURSOS DE FORMAÇÃO DE BOMBEIROS FLORESTAIS COURSO ESSE GRATUITOS (PÁGOS PELO GOVERNO PORTUGUES, COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE) AOS BOMBEIROS VOLUNTARIOS JA EXISTENTES EM AREAS DE FORTE DENCIDADE FLORESTAL, EM AREAS AONDE EXISTE UMA GRANDE AREA DE FLORESTA, PARA ISSO OS RESPECTIVOS BOMBEIROS DESSA AREA DEVEM ESTAR PREPARADOS E TREINADOS E EQUIPADOS COM MATERIAL E EQUIPAMENTO ADEQUADO PARA COMBATE DE INCENDIOS FLORESTAIS.

O QUE NÃO É O CASO DE MOMENTO. MUITO FAZEM JÁ OS BOMBEIROS PORTUGUESES. COM OS MEIOS REDUZIDOS QUE TÊM.
Voltar ao topo
Google
AdSense






Corpo de Bombeiro: Nenhum

MensagemColocada: Dom Ago 08, 2010 3:51 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   




Voltar ao topo
Fénix.



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 23 Jul 2008
Mensagens: 42

Posto: Sub-Chefe
Corpo de Bombeiro: Nenhum

MensagemColocada: Dom Jul 10, 2011 9:34 am    Assunto:
    Responder com Citação

Caro Monte cristotuga, os problemas que anunciaste sobre a floresta portugueses já são conhecidos já a décadas, mas os políticos teimam em fazer vista grossa a tudo isso.

Caro não saibas os bombeiros portugueses tem formação na área do combate a incêndios florestais, alem da normal formação interna, existe o curso de equipa de combate a incêndios florestais e o de chefe de equipa de combate a incêndios florestais. Até nesse curso utilizava-se o fogo controlado nas sessões práticas, mas agora foi retirado para os outros fazerem.

Como é que queres criar mais uns bombeiros somente para pagar incêndios florestais, se o estado português não quer pagar dignamente aos bombeiros actuais?

Em Portugal bombeiros não faltam, existe é alguém que pague para que eles existam.

_________________
http://voo-da-fenix.blogspot.com/

Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Ambiente Saúde Higiene e Segurança, AMLS(Advanced Medical Life Support), ATLS ("Advanced Trauma Life Support"), Bombeiro Mergulhador, CAT(Curso Aperfeiçoamento em Trauma), Chefe de Equipa de Combate a Incêndios Florestais, Chefe de Equipa de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção, Condução Todo-o-Terreno, Condutor de Embarcação de Socorro, Fenomenologia da combustão e agentes extintores , Formação Pedagógica Inicial de Formadores, Formador de Tripulantes de Ambulância de Transporte, Gestão de Conflitos, Gestão de Stress, Hidráulica, equipamentos e veículos , Identificação das Causas de Incêndio, Manobras de Apoio á Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais, Manobras de busca e salvamento , Manobras de mangueiras, bombas, escadas, nós e ligações, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, Operações de extinção de incêndios em meios de transporte , Operações de extinção de incêndios florestais , Operações de extinção de incêndios urbanos e industriais , Operador de Central, Ordem unida e protocolo , Organização dos edifícios, instalações e redes técnicas , Organização e Liderança, Organização e sistemas de comando e controlo , PEPP (Pediatric Education for Prehospital Professionals), PHTLS (PreHospital Trauma Life Suport) , Práticas de Combate a Incêndios, SAV (Suporte Avançado de Vida), Segurança e higiene do trabalho / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Incêndios Florestais Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.1660s ][ Queries: 34 (0.0235s) ][ Debug on ]