Sete bombeiros feridos em Évora

MensagemColocada: Sex Ago 11, 2006 7:12 am    Assunto:

Sete bombeiros feridos em Évora
Chamas lavraram pelo terceiro dia na serra d’Ossa

Sete bombeiros sofreram ferimentos ligeiros, nos últimos três dias, no combate às chamas na serra d´Ossa, no distrito de Évora, disse fonte do comando distrital de operações de socorro à Agência Lusa.

Um dos bombeiros foi atingido por uma árvore e outros sofreram quedas, explicou a fonte.

O incêndio teve início às 11:05 de segunda-feira, na zona de Estremoz, e alastrou para os concelhos vizinhos por onde se estende a serra d´Ossa, como Redondo, Vila Viçosa e Borba.

Depois de vários reacendimentos, as chamas voltaram a fugir ao controlo dos bombeiros e, cerca das 19:00, o fogo foi novamente dado como circunscrito.

Estão mobilizados 148 bombeiros, 47 veículos e um helicóptero, para além de seis pelotões do exército.

fonte: JN

MensagemColocada: Sex Ago 11, 2006 7:12 am    Assunto:

MensagemColocada: Sex Ago 11, 2006 7:15 am    Assunto:
Sete bombeiros feridos no incêndio da serra d’Ossa

Sete bombeiros feridos no incêndio da serra d’Ossa

O violento incêndio que deflagrou na serra d’Ossa, no distrito de Évora, já provocou ferimentos em sete bombeiros. O fogo chegou a estar dominado, mas num ápice fugiu de novo ao controlo dos soldados da paz. Já no distrito de Viseu, as chamas obrigaram ao corte da A24 durante três horas.
Sete bombeiros sofreram ferimentos ligeiros, nos últimos três dias, no combate às chamas na serra d’Ossa, distrito de Évora, disse uma fonte do comando distrital de operações de socorro. De acordo com a mesma fonte, quatro dos sete bombeiros foram assistidos em centros de saúde e três no local do incêndio.
Um dos bombeiros foi atingido por uma árvore e outros sofreram quedas, explicou a fonte, indicando haver também casos de homens que se queixaram de cansaço. O incêndio, que lavra desde segunda-feira na serra d’Ossa, voltou ontem à tarde a fugir ao controlo dos bombeiros, devido a vários reacendimentos, mas foi circunscrito duas horas depois, adiantou a mesma fonte. Na sequência das várias reactivações, ocorridas ao longo da tarde, o incêndio voltou a ser declarado não circunscrito às 17h11, precisou. No entanto, cerca das 19h00 foi novamente dado como circunscrito, mobilizando, às 19h30, 148 bombeiros, 47 veículos e um helicóptero. Além de elementos de uma associação de produtores florestais, o combate às chamas ocupa também seis pelotões do exército. O incêndio começou segunda-feira, às 11h05 na zona de Estremoz e alastrou para os concelhos vizinhos por onde se estende a serra d’Ossa, como Redondo, Vila Viçosa e Borba.

A24 cortada em Bigas
A auto-estrada A24 esteve cortada durante três horas na zona de Bigas, concelho de Viseu, devido a um incêndio em mato, disse uma fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro. Segundo a mesma fonte, “o fogo passou por projecção de um lado para o outro da estrada”, obrigando a cortar a via ao trânsito.
O incêndio, que teve início perto do meio-dia, estava a ser combatido por 51 bombeiros, apoiados por 14 viaturas e dois aviões. O fogo de Bigas é um dos cinco que se encontravam por circunscrever no distrito de Viseu. No concelho de Viseu havia a registar um outro além do de Bigas, que deflagrou às 13:16 em Travanca de Bodiosa, mobilizando no local 32 bombeiros, oito viaturas e um helicópetro. As chamas lavravam ainda em Granja (S. Pedro do Sul), Lamosa (Sernancelhe) e Molelinhos (Tondela).

fonte: o primeiro de janeiro