Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Onze ambulâncias e uma viatura médica do INEM entram em funcionamento no Norte


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> INEM


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Kelinha




Registrado em: 13 Jul 2006
Mensagens: 4852

MensagemColocada: Sex Nov 30, 2007 10:21 pm    Assunto:
Onze ambulâncias e uma viatura médica do INEM entram em funcionamento no Norte
    Responder com Citação



Onze novas ambulâncias e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM entram amanhã, dia 1 de Dezembro, em funcionamento na região Norte. Foram contratados 113 novos profissionais.



As novas ambulâncias vão estar localizadas em Gondomar, Amarante, Régua, Fafe, Cabeceiras de Basto, Montalegre, Mirandela, Vila Conde e Santo Tirso, sendo estas unidades de Suporte Imediato de Vida. Chaves e Espinho vão receber ambulâncias de Suporte Básico de Vida.

Por sua vez, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) está localizada no Hospital de Santa Maria da Feira, sendo a 38ª unidade deste tipo a entrar em funcionamento no território de Portugal Continental. Irá funcionar com Médicos e Enfermeiros desta unidade hospitalar.



Para o funcionamento destas ambulâncias o INEM contratou 113 novos colaboradores: 71 Técnicos de Ambulância de Emergência e 42 Enfermeiros.



O INEM passar assim a contar com 13 ambulâncias de Suporte Imediato de Vida e 39 ambulâncias de Suporte Básico de Vida.



Ambulância de Suporte Básico de Vida

A tripulação é composta por dois técnicos de ambulância de emergência.

Estas ambulâncias são destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte, cuja tripulação e equipamento permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida. Do equipamento faz parte material de avaliação e estabilização, quer nas vertentes de trauma e doença súbita. Estas ambulâncias estão também equipadas com Desfibrilhador Automático Externo.



Ambulância de Suporte Imediato de Vida

A tripulação é constituída por um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência.

Ao nível dos recursos técnicos temos a carga de uma ambulância de suporte básico de vida, acrescida de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos, incluindo os necessários para situações de analgesia e trombólise.

O equipamento das SIV permite a transmissão de electrocardiograma e sinais vitais.



Viatura Médica de Emergência e Reanimação

A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar, concebido para o transporte rápido de uma equipa médica directamente ao local onde se encontra o doente. Com uma equipa constituída por um médico e um enfermeiro, dispõe de equipamento para o Suporte Avançado de Vida.





PROJECTO SIV

Perguntas Frequentes



O que é o Projecto SIV do INEM?

Em algumas zonas do território, nas situações em que o tempo é um factor crucial e a distância a que se encontram os meios diferenciados de Emergência Médica dificulta o seu envio em tempo útil, é necessário recorrer a meios com uma capacidade para prestar cuidados limitada ao nível do Suporte Básico de Vida para transporte da vítima a uma Unidade de Saúde, porque estes são os meios disponíveis mais próximos.

A necessidade de encontrar alternativas sustentáveis, que permitam a prestação atempada dos cuidados necessários nas situações mais graves que ocorram nessas zonas, levou o INEM a desenvolver o Projecto Suporte Imediato de Vida (SIV). Este projecto tem como principal objectivo a melhoria do nível dos cuidados de Emergência Médica Pré-Hospitalar, no quadro de um conjunto de constrangimentos em termos de disponibilidade de recursos humanos e materiais de algumas zonas.

Assim, o Projecto SIV resulta da necessidade de desenvolver continuamente o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), com o objectivo de melhorar cada vez mais os cuidados de Emergência Médica Pré-Hospitalar prestados à população. Enquanto coordenador do SIEM, de acordo com a legislação em vigor, esta missão está atribuída ao INEM.



O que é uma ambulância SIV?

Denominada ambulância de Suporte Imediato de Vida será um meio operacional do INEM que visa melhorar os cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar à população, missão do INEM de acordo com a sua lei orgânica enquanto coordenador do Sistema Integrado de Emergência Médica. Estas ambulâncias significam um upgrade relativamente aos cuidados prestados pelas ambulâncias de socorro.



O que significa Suporte Imediato de Vida?

A expressão traduz um conceito, aceite pela comunidade científica médica, baseado na necessidade de garantir os cuidados de saúde capazes de resultar numa reanimação com sucesso até estar disponível uma equipa médica, dita de suporte avançado de vida. Este conceito é extensível às situações que poderão evoluir para Paragem Cárdio-Respiratória, caso não sejam imediatamente tomadas as medidas necessárias.



A SIV vai substituir a VMER?

Não. O projecto das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) vai continuar a ser ampliado. As ambulâncias SIV são mais um meio disponível que poderá ser usado em conjunto com ambulâncias de socorro, isoladamente ou em conjunto com a VMER em função da especificidade de cada situação.



Onde vão ser criadas as Ambulâncias SIV?

As Ambulâncias SIV vão ser criadas em diversas localidades de Portugal Continental, num processo faseado, a iniciar em 2007 e que se estenderá até ao início de 2009. Os locais exactos foram definidos na sequência de um processo em que intervieram o Ministério da Saúde, o INEM, as Administrações Regionais de Saúde (ARS) e autarcas de vários concelhos.



Quem vai constituir a tripulação das Ambulâncias SIV?

As Ambulâncias SIV vão ser tripuladas por um Enfermeiro e por um Técnico de Ambulância de Emergência (TAE).



Quais as funções dos Enfermeiros das Ambulâncias SIV?

Os Enfermeiros terão por principal função a prestação cuidados de Emergência Médica de acordo com os protocolos instituídos pelo INEM e as orientações da Direcção Médica do serviço. Compete-lhe chefiar a Equipa de Tripulantes da Ambulância SIV, coordenada operacionalmente pelo CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) respectivo.



Quais as funções dos Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE)?

Os TAE das Ambulâncias SIV são profissionais que terão por função colaborar na prestação de cuidados de Emergência Médica Pré-hospitalar, de acordo com as suas competências e com as orientações do Enfermeiro da Ambulância SIV. Serão ainda os responsáveis pela condução do veículo.



Como vai ser regulada a actividade das Ambulâncias SIV? O que significa Direcção Médica?

A actividade das Ambulâncias SIV vai ser regulada a nível operacional pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) respectivo. Quanto à prestação dos cuidados de Emergência Pré-Hospitalar, esta será feita no âmbito de um controlo médico rigoroso. Este processo designa-se por Direcção Médica. A Direcção Médica ocorrerá a dois níveis:

Direcção Médica Indirecta (offline), feita através dos Protocolos de Actuação SIV onde estarão definidos um conjunto de acções que podem ser realizadas imediatamente pelos elementos das equipas SIV, bem como a discriminação das situações que obrigam a contacto directo com o Médico Responsável, para validação online prévia.

Direcção Médica Directa (online), através do contacto directo obrigatório com um Médico Responsável, para validação prévia de alguns procedimentos específicos, discriminados nos Protocolos de Actuação SIV e utilizando um conjunto de recursos que incluem comunicação de voz, comunicação de dados (telemedicina) e comunicação vídeo.



Como será garantida a qualidade dos cuidados a prestar pelas tripulações das Ambulâncias SIV?

A qualidade será garantida através de um processo contínuo de controlo da qualidade, realizado a três níveis:



1. Acções prévias ou prospectivas. Nesta fase incluem-se os aspectos que procuram reunir todas as condições necessárias para uma prestação de Cuidados de Emergência Médica Pré-Hospitalar de excelência. A selecção criteriosa dos operacionais, a sua formação (de base e contínua), a elaboração de Protocolos de Actuação, a disponibilização de condições de trabalho e recursos materiais adequados são alguns dos exemplos possíveis.
2. Acções concomitantes. Nesta fase inclui-se a Direcção Médica e o acompanhamento e apoio prestado pelos CODU às equipas SIV. A realização de observações directas aleatórias da actuação das equipas é outro dos meios disponíveis.
3. Acções retrospectivas. A verificação periódica dos registos escritos, de áudio e de vídeo, a revisão de casos clínicos e a avaliação de eventos críticos são elementos fundamentais desta fase. A revisão periódica da adequação da documentação e a monitorização do grau de cumprimento dos protocolos são outros aspectos a considerar.

Fonte INEM
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª / Enfermeiro
Corpo de Bombeiro: Bombeiros Voluntários da Mealhada

MensagemColocada: Sex Nov 30, 2007 10:21 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo / Salvamento e Desencarceramento
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net INEM Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você não pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.1775s ][ Queries: 28 (0.0169s) ][ Debug on ]