Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Nos bastidores da II Cimeira União Europeia/África


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> INEM


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Kelinha




Registrado em: 13 Jul 2006
Mensagens: 4852

MensagemColocada: Qua Jan 16, 2008 12:09 am    Assunto:
Nos bastidores da II Cimeira União Europeia/África
    Responder com Citação



Decorreu este fim-de-semana, nos dias 8 e 9 de Dezembro, a II Cimeira da União Europeia/África, no Parque das Nações, em Lisboa. Mais de uma centena de delegações de países membros da União Europeia e da União Africana, para além de outras nações e instituições convidadas, fizeram da capital portuguesa palco da maior operação de segurança de sempre. Lisboa recebeu perto de 5 mil pessoas ligadas directa ou indirectamente ao evento.

Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), PSP, Marinha, Força Aérea e Bombeiros, tiveram como principal missão garantir a eficácia de um dispositivo capaz de responder à necessidade de segurança dos mais de 80 países visitantes. A participação do INEM justificou-se através da prestação de assistência médica a vítimas de acidente ou doença súbita durante o encontro.

No dia que antecedeu a abertura da Cimeira, na Sala de Crise do INEM, um médico, um enfermeiro e dois Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE), coordenavam a chegada ao aeroporto da Portela de meia centena de voos que trouxeram ao país mais de 80 Chefes de Estado e de Governo, e que por isso, exigiam regras protocolares e de segurança extremas.

Em permanente contacto com os oficiais de ligação de cada delegação, o INEM sabia, a cada momento, onde se posicionar para acompanhar cada uma das comitivas. Da Portela para os mais de 22 hotéis da cidade lisboeta, para o recinto da Feira Internacional de Lisboa (FIL) ou para o Palácio da Ajuda, o INEM assegurou o apoio médico.

Para proceder ao acompanhamento das comitivas, o INEM constituiu 9 equipas VIP, compostas por um médico, um enfermeiro e dois TAE. Ao nível dos recursos materiais, foram disponibilizadas 9 ambulâncias e 9 carros não identificados. Refira-se também que elementos do INEM asseguraram 4 postos de socorro na periferia do Pavilhão Atlântico e Pavilhão de Portugal, onde decorreram as várias sessões da Cimeira. Para além destes, estiveram ainda envolvidos técnicos de logística, planeamento, telecomunicações e informação. Em constante articulação com as equipas no terreno esteve o Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Lisboa e Vale do Tejo (CODU LVT), que estabeleceu o necessário contacto com as Unidades Hospitalares, nomeadamente com o Hospital de Santa Maria e Hospital de São Francisco Xavier.

Perspectivar uma nova parceria entre os dois continentes foi o objectivo maior da Cimeira de Lisboa, na qual se debateram temas como a democracia, o pluralismo e tendo os direitos humanos no centro da agenda. Portugal ocupará até ao final deste ano, e pela terceira vez, a presidência rotativa da UE, desde que aderiu, em 1986, à então Comunidade Económica Europeia (CEE).

Fonte INEM
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª / Enfermeiro
Corpo de Bombeiro: Bombeiros Voluntários da Mealhada

MensagemColocada: Qua Jan 16, 2008 12:09 am    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo / Salvamento e Desencarceramento
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net INEM Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você não pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.1738s ][ Queries: 28 (0.0166s) ][ Debug on ]