Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


curso


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Geral




Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
paulo da silva



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 16 Fev 2008
Mensagens: 4

MensagemColocada: Dom Jun 08, 2008 6:06 pm    Assunto:
curso
    Responder com Citação

Ola a todos

A quem me sober informar de quais as alturas do ano em que o curso para bombeiros comeca e quanto tempo e que leva a completar quais os requesitos fisicos e medicos?

Sera um curso em regiao local ou fora onde teriamos que residir temporariamente?

Pode ser feito em volta de um trabalho currente ou teria que estar livre para o completar?

Mesmo antes de comecar o curso poderiamos frequentar o quartel em par-time e fazer alguns servicos para comecar a ter alguma esperiencia?

Qual sera a posicao de bombeiro quando finalizar o curso?

Uma vez feito poderemos ter acesso directo ao nosso quartel em regime de voluntario ou ainda mais tarde tentar para profissional?

Espero que me poderao responder a algumas duvidas e obrigado a todos.

Paulo Da Silva
Voltar ao topo
Google
AdSense






Corpo de Bombeiro: Nenhum

MensagemColocada: Dom Jun 08, 2008 6:06 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Práticas de Combate a Incêndios / Identificação das Causas de Incêndio
Voltar ao topo
pedromiguelppinto



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 26 Fev 2008
Mensagens: 10

Posto: Aspirante
Corpo de Bombeiro: B.V. da Trafaria

MensagemColocada: Sex Jun 27, 2008 12:50 am    Assunto:
    Responder com Citação

Boas Paulo... vou tentar responder a todas as tuas duvidas!

- A quem me sober informar de quais as alturas do ano em que o curso para bombeiros comeca e quanto tempo e que leva a completar quais os requesitos fisicos e medicos?

Então é assim, não havendo nenhuma regra que se aplique a todas as corporações de bombeiros, em geral o curso de bombeiro inicia no principio de cada ano em Janeiro/Fevereiro e irá durar até +/- Maio ou seja à volta de 4/5 meses. Em corporações com grande afluência de novos bombeiros poderá haver um segundo curso a iniciar no final do verão, mas esta situação penso que seja muito rara. Por outro lado em corporações como muito pouca afluência há anos em qeu nem sequer abre escola de bombeiros e ai poderão se juntar a outras corporações da região.
Quanto a requisitos físicos/médicos, tens que ser uma pessoa saudável sem doenças cronicas etc. a nível físico basta que penses no que te espera nos bombeiros e penses se és ou não capaz, não existe mínimo ou máximo de altura ou peso, mas é óbvio que uma boa forma física é uma mais valia!

- Será um curso em região local ou fora onde teriamos que residir temporariamente?

Mais uma vez não existe nenhuma regra mas em geral é na própria corporação ou no concelho desta, ou seja as corporações do mesmo concelho (ou próximas) juntam-se em apenas uma escola uma vez que não faria sentido cada uma abrir escola para 1,2 ou 3 gatos pingados, assim juntam-se todos e facilmente se ultrapassa a dúzia. Sendo assim, é óbvio que ficas em casa!

- Pode ser feito em volta de um trabalho currente ou teria que estar livre para o completar?

Mais uma vez, em geral, não terás que te preocupar com isso, partindo do principio que tens um trabalho "normal" e não trabalhes aos fins de semana nem de noite; uma vez que o curso é feito aos fins de semana e uma ou outra noite durante a semana; mais uma vez consoante a corporação em questão isto poderá não ser bem assim, uma vez que algumas preferem um curso mais "intensivo" e podes ter curso quase todas as noites! Na minha, por exemplo, o curso é dado sexta de noite (das 20 às 00), sábado (das 9 às 1Cool e domingos (das às 18h).

Mesmo antes de começar o curso poderíamos frequentar o quartel em par-time e fazer alguns servicos para comecar a ter alguma esperiencia?

- Podes e deves, para te ires habituando ao serviço e também para ver se era aquilo que imaginavas e se gostas mesmo daquilo, evitando assim, só perceberes isso depois do curso fazendo assim perder tempo a ti e aos outros. É óbvio que não irás sair para fogo, irás sair em serviços de saúde, que são, pelo menos, cerca de 80% dos serviços que irás ter ao longo do ano na maioria das corporações em Portugal.

- Qual sera a posicao de bombeiro quando finalizar o curso?

Já agora um pequeno resumo sobre hierarquia nos bombeiros, ela é a seguinte (do menor para a maior) estagiário, bombeiro de 3ª, de 2ª, de 1ª, sub-chefe, chefe, ajunto de comando, 2º comandante, comandante.
Ou seja quando entras e até finalizares com exito o curso de bombeiro és estagiário, a partir daí és bombeiro de 3ª; a partir dai podes ir evoluindo repetindo a escola de bombeiro.

- Uma vez feito poderemos ter acesso directo ao nosso quartel em regime de voluntario ou ainda mais tarde tentar para profissional?

Claro! Mesmo durante ou até antes, do curso terás sempre acesso ao quartel em regime de voluntário. Mais tarde se assim quiseres poderás tentar entrar para funcionário da corporação (isto depende da tua vontade e da disponibilidade da corporação para admitir novos voluntários), para bombeiro sapador penso que o curso será outro.


Resumindo, se estás interessado em ingressar como voluntário dirige-te já à corporação da tua área de residência e preenche o papel; vais necessitar de fotografias tipo passe, um atestado médico, registo criminal, e os documentos do costume (BI, contribuinte etc.). De seguida ao fim de cerca de um mês sais à ordem e começas a ser escalado. Os voluntários fazem os seguintes dias horários! Sábado, Domingo e feriados podes fazer das 8h às 20h, das 8h às 00h ou das 20h às 8h, nos dias de semana podes fazer das 20h às 00h ou das 20h às 8h. Como vez em principio não terá interferência com a escola/trabalho.

Qualquer outra duvida é s+o perguntares Wink
Voltar ao topo
paulo da silva



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 16 Fev 2008
Mensagens: 4

Corpo de Bombeiro: Nenhum

MensagemColocada: Qui Jul 03, 2008 9:50 pm    Assunto:
    Responder com Citação

Muito obrigado pela resposta esclareceu me algumas duvidas foste espectacular obrigado pela atencao.

Em Maio registeime no meu quartel local e o 2o comandante disse me que havia um curso a comecar em Outubro e que poderia comecar nessa altura, agora so falta regressar ao nosso pais porque resido no estrangeiro e quando voltar quero persrguir este sonho so tenho medo de ser tarde porque faco 34 anos em Agosto.

Obrigado pela a ajuda e um abraco.

Paulo Da Silva do Barreiro

Cursos: Práticas de Combate a Incêndios / Identificação das Causas de Incêndio
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Geral Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você não pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.1540s ][ Queries: 36 (0.0137s) ][ Debug on ]