Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Dois incêndios por circunscrever e enxurrada em Freixo de Espada à Cinta


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
ViPeR5000(Rui Melo)
Site Admin


Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 11 Jun 2006
Mensagens: 2318
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Dom Set 10, 2006 1:48 am    Assunto:
Dois incêndios por circunscrever e enxurrada em Freixo de Espada à Cinta
    Responder com Citação


Apenas dois incêndios estavam por circunscrever em todo o território continental perto das 00:00, segundo informou o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

No distrito da Guarda, concelho de Pinhel, um incêndio na localidade de Bogalhal, é combatido por 31 bombeiros apoiados por 8 viaturas, consumindo mato desde as 00:22 de ontem.

Este fogo iniciou-se ao fim da tarde e consome mato, estando ainda por circunscrever.

No concelho de Mértola, distrito de Beja, em Vale Côvo, outro incêndio começou pelas 20:00 e devasta mato, estando a ser combatido por 18 bombeiros com 6 viaturas.

Uma outra situação de emergência, embora não relacionada com incêndios florestais, decorrre de uma tromba de água que atingiu Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, com pessoas isoladas pela água, um autocarro com crianças atingido por uma derrocada, viaturas submersas e agricultura destruída.

Apesar de não haver registo de vítimas, algumas pessoas, sobretudo idosos e crianças, foram assistidas no centro de saúde, devido ao pânico ou a sintomas de hipotermia, depois de o autocarro em que seguiam ter sido atingido pela queda de um talude.

Na zona mais baixa da sede de concelho, na Fonte Seca, as inundações provocadas pela enxurrada originaram acumulação de água, que chega a atingir "três metros de altura, junto às varandas das casas", pelo que vários habitantes se encontram presos no interior de habitações que não terão condições para serem usadas.

Neste momento, o número de habitações inundadas ou o dos automóveis arrastados e submersos pelas águas, bem como os danos na agricultura onde se preparava a apanha da amêndoa e o início das vindimas, ainda não está contabilizado.

Segundo informações do Centro Distrital de Operações de Socorro de Bragança estão no concelho seis corporações de bombeiros, num total de 47 homens e 14 viaturas, mas o número de efectivos será superior dado que muitos bombeiros acorreram directamente sem passar pelos quarteis.

Para além das alterações climáticas, a falta de políticas de ordenamento não contribui apenas para a fácil propagação de incêndios florestais, mas tem impacto a nível de inúmeras outras situações de risco, como a que mencionamos, havendo ainda a possibilidade de uma interpenetração entre estes fenómenos.

É frequente, após incêndios, verificarem-se deslocamentos de terra, de que resultam alterações de linhas de água, dificuladades de escoamento ou outras situações problemáticas cujas consequências não são devidamente avaliadas e cujos prejuizos não são imputados aos fogos que estão na sua origem.

Por Nuno M. Cabeçadas

http://veraoverdeorg.blogspot.com/2006/09/dois-incndios-por-circunscrever-e.html

_________________
O que não me Mata torna-me mais forte.


I'm the ViPeR5000, always faster than you..
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto:
Corpo de Bombeiro: Bombeiro-Portugal

MensagemColocada: Dom Set 10, 2006 1:48 am    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção, Fenomenologia da combustão e agentes extintores , Manobras de Apoio á Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.3509s ][ Queries: 28 (0.0585s) ][ Debug on ]