LBP: Bombeiros sem dinheiro para fazer transporte de doentes

MensagemColocada: Seg Jul 24, 2006 10:59 am    Assunto:

LBP: Bombeiros sem dinheiro para fazer transporte de doentes
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses pediu este domingo ao ministro da Saúde «medidas excepcionais» para resolver o problema do transporte de doentes e avisou que este serviço pode «paralisar» por falta de recursos financeiros.

Em declarações à Agência Lusa, Duarte Caldeira afirmou que o custo da prestação deste serviço está estimado em 58 cêntimos por quilómetro, mas o ministério da Saúde paga apenas 37 cêntimos.

«Ou seja, em cada quilómetro que fazem as ambulâncias dos bombeiros têm 21 cêntimos de prejuízo objectivo», sustentou.

Face à «gravidade» da situação, o presidente da LBP defende uma actualização do protocolo que regula a prestação deste serviço e admitiu que se nada acontecer nos próximos 90 dias as ambulâncias poderão ter de parar «por não terem recursos».

O conselho executivo da LBP esteve reunido sábado e decidiu também solicitar uma audição à Comissão Parlamentar de Saúde para esclarecer as declarações do presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) relativamente aos cuidados de saúde que os bombeiros prestam às populações.

«Foram produzidas declarações que são inverdades e, nalguns casos, ofensivas relativamente à prestação dos cuidados hospitalares por parte dos bombeiros», disse o responsável da LBP, escusando-se a adiantar mais pormenores, porque a «verdade dos factos deve ser reposta» na mesma sede que foram feitas aquelas declarações.

Os bombeiros avaliaram também o dispositivo nacional de combate aos incêndios e concluíram que a actuação dos Grupos de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR «não foi relevante para os resultados atingidos», sugerindo mesmo que algumas das intervenções «foram desajustados».

Duarte Caldeira reconheceu, no entanto, o papel positivo desempenhado pela GNR no âmbito do patrulhamento e vigilância da floresta, garantindo que «o território está mais bem vigiado».

Outra «evolução significativa» que terá contribuído para os «resultados positivos» no que se refere aos incêndios este ano foram as melhorias introduzidas ao nível das estruturas de comando e operação.

A LBP decidiu ainda convocar um congresso extraordinário para o dia 25 de Novembro para discutir as alterações que estão em curso no sistema de protecção e socorro, como a Lei de Bases e um novo regime jurídico para os bombeiros.

«Queremos que haja um grande debate sobre o futuro dos bombeiros no sistema de protecção e socorro e o papel que devem desempenhar», justificou o presidente da Liga.

fonte:diário digital

MensagemColocada: Seg Jul 24, 2006 10:59 am    Assunto: