Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Campanha “E se precisasse de uma ambulância e esta estivesse ocupada numa chamada falsa?”


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> INEM



Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Kelinha




Registrado em: 13 Jul 2006
Mensagens: 4852

MensagemColocada: Seg Nov 19, 2007 11:49 pm    Assunto:
Campanha “E se precisasse de uma ambulância e esta estivesse ocupada numa chamada falsa?”
    Responder com Citação




O INEM vai lançar uma campanha de sensibilização sobre as chamadas falsas para o 112. Em 2006, registaram-se cerca de 24.281 chamadas falsas no INEM, que originaram a saída de 8.984 ambulâncias. Cada uma destas chamadas pode custar uma vida.

Esta campanha vai ser emitida na televisão, rádio e cinemas a partir do próximo dia 19. A mensagem é simples: uma chamada falsa pode custar uma vida e, por isso, o 112 deve ser usado apenas em caso de emergência. Pode visionar e ouvir os spots desta campanha em www.inem.pt.

Há ainda a referir que esta é uma campanha Pro Bono, ou seja, todos os intervenientes colaboraram gratuitamente nesta iniciativa. A ideia da realização da campanha e a assinatura criativa pertencem à empresa B+ Comunicação, tendo a produção ficado a cargo da Shots Portugal. Para o plano de meios contribuiu a Carat, que contou com o apoio dos três operadores de televisão em sinal aberto - RTP, SIC e TVI - das promotoras de espaço em cinema Screenvision, + Cinema e das rádios nacionais TSF e RFM. A voz da campanha pertence ao actor Diogo Infante. A todos estes intervenientes o INEM agradece publicamente a colaboração.

Diariamente, dezenas de ambulâncias de socorro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), dos Bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa são accionadas desnecessariamente. Tudo por causa das chamadas falsas para o 112, uma situação que provoca dificuldades no funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica.
Todas as chamadas feitas para o 112 que envolvam feridos ou doentes são transferidas pela PSP para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. Nestes centros, apesar da triagem feita pela polícia, acabam ainda assim por ser recebidos alguns alertas falsos.
Só em 2006 os CODU do INEM receberam 24.281 chamadas falsas, a que corresponderam 8.948 saídas de ambulâncias. Caso estes números não lhe digam nada, fique a saber que isto significa que todos os dias, a nível nacional, o INEM recebe 66 chamadas falsas por dia. Assim, todos os dias, são activadas 25 ambulâncias por dia para situações falsas.
Cabe a todos – instituições, cidadãos, comunicação social - assegurar e ensinar que o 112 é um número que só deve ser utilizado em situações verdadeiras. É que, cada brincadeira para este número pode provocar dificuldades no socorro a quem dele verdadeiramente necessitar.

Campanha INEM - Chamadas Falsas Spot Vídeo

Campanha INEM - Chamadas Falsas Spot Rádio


Fonte INEM
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª / Enfermeiro
Corpo de Bombeiro: Bombeiros Voluntários da Mealhada

MensagemColocada: Seg Nov 19, 2007 11:49 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo / Salvamento e Desencarceramento
Voltar ao topo
Kelinha




Registrado em: 13 Jul 2006
Mensagens: 4852

Posto: Bombeiro de 3ª / Enfermeiro
Corpo de Bombeiro: Bombeiros Voluntários da Mealhada

MensagemColocada: Ter Nov 20, 2007 12:00 am    Assunto:
INEM lança hoje nova campanha contra chamadas falsas para o 112
    Responder com Citação

"E se precisasse de uma ambulância e esta estivesse ocupada numa chamada falsa?". Uma pergunta simples e através da qual o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) pretende alertar, com uma nova campanha, para o elevado número de chamadas falsas recebidas pelo 112, que colocam em risco a vida de muitos cidadãos e a qualidade dos serviços prestados.

Não se trata apenas de prevenção e não é exagero. As falsas urgências são uma realidade constante. Só em 2006, o INEM recebeu 24281 chamadas falsas, o que levou à saída em vão de 8982 ambulâncias, uma média de 66 chamadas por dia e de 25 saídas. Por isso pedem: “Da próxima vez que utilizar o 112, lembre-se dos outros. Ligue 112 só em caso de emergência”. Um conselho do INEM que pretende evitar que alguém que precise realmente de ajuda e cuja vida corra perigo acabe por morrer, ou por piorar o seu estado, por falta de ambulâncias ou atrasos.

Contactado pelo PUBLICO.PT, Pedro Coelho dos Santos, porta-voz do INEM, explicou: “Este é um problema objectivo e diário e que dificulta o nosso trabalho, já que quando accionamos um meio para uma emergência falsa este fica ocupado e quando surge outro caso por vezes temos de enviar outro meio que está mais longe e que, assim, chegará mais tarde”. Além disso, Pedro Coelho dos Santos sublinhou o facto de uma saída de uma ambulância representar sempre um risco pela tentativa de se chegar rápido ao local, o que pode custar uma ou várias vidas.

Ao contrário do que se poderia pensar, os autores das chamadas falsas não são maioritariamente crianças mas sim adultos que inventam uma história, o seu local e que até conseguem mostrar-se ansiosos, o que dificulta muito a tarefa de descobrir quais são as falsas emergências.

Um dos casos a que o PUBLICO.PT teve acesso é o de um homem que diz estar junto ao Convento de Mafra, onde viu um senhor de meia-idade, cerca de 60 anos, cair de repetente, depois de colocar a mão junto ao coração. No mesmo telefonema, este homem, que está com mais pessoas descreve o estado da “vítima fantasma” pálida, apesar de consciente. Mas há também quem descreva um taxista baleado, um amigo agredido por um segurança de uma discoteca, um atropelamento numa estrada, ou uma fractura exposta no joelho de um amigo com quem brincava.

Todas as chamadas feitas para o 112, que envolvam feridos ou doentes, são transferidas pela PSP para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEN, porém, apesar da triagem feita pela polícia, são recebidas milhares de chamadas falsas.

A nova campanha começou a ser emitida hoje na televisão, rádio e cinemas. Há ainda a referir que este é um projecto Pro Bono, ou seja, todos os intervenientes colaboraram gratuitamente na iniciativa.

Fonte PUBLICO

Cursos: Técnicas de Socorrismo / Salvamento e Desencarceramento
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net INEM Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você não pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.1758s ][ Queries: 33 (0.0204s) ][ Debug on ]