Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Avião russo Beriev lançou 2,38 milhões de litros de água entre Julho e Agosto


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
vampiro



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 20 Jun 2006
Mensagens: 452
Local/Origem: Mealhada

MensagemColocada: Qua Set 06, 2006 12:59 am    Assunto:
Avião russo Beriev lançou 2,38 milhões de litros de água entre Julho e Agosto
    Responder com Citação

O avião anfíbio russo Beriev, que operou em Portugal entre Julho e Agosto no combate aos incêndios florestais, lançou 2,38 milhões de litros de água, anunciou a empresa representante da marca no país.



O Beriev Be 200 ES operou em Portugal em regime de teste ao abrigo de um contrato entre o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e a empresa russa Beriev.

O aparelho realizou 119 horas, em 42 voos operacionais, de norte a sul do país, tendo efectuado 301 abastecimentos e lançado 2.389 toneladas de água (2,38 milhões de litros) no controlo e extinção de incêndios florestais, indicou hoje em comunicado a Aeronova - Representação de Aeronaves e Material Aeronáutico SA.

Com uma média de oito largadas por hora, o Beriev abasteceu-se em pontos hídricos entre os 40 e os 50 quilómetros de distância do teatro de operações, intervindo na extinção de incêndios florestais em vários distritos, nomeadamente Castelo Branco, Aveiro, Leiria, Braga e Évora.

A aerotanque efectuou abastecimentos no Oceano Atlântico, Barragem de Castelo de Bode, Ria de Aveiro, Alto Rabagão, Alqueva, Rio Douro, Marateca e Estuário do Sado, de entre os 19 locais validados para as operações.

O aluguer do aerotanque Beriev, para testar as suas capacidades no combate aos fogos florestais no país, representou um investimento de cerca de um milhão e meio de euros, segundo o Ministério da Administração Interna.

No dia 06 de Julho, o Beriev, ao abastecer-se na barragem da Aguieira, tocou nas pontas de árvores antes de sofrer uma avaria num dos motores.

Na sequência dessa avaria, o Beriev parou "durante três dias operacionais", disse hoje à agência Lusa o director executivo da Aeronova, Paulo Galacha.

O incidente está a ser analisado pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos (GPIAA), que tem previsto concluir para a próxima semana um relatório sobre o caso.

O GPIAA é um organismo tutelado pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

Depois de ter revelado no dia 04 de Julho que será tomada até ao final do ano a decisão sobre a aquisição de meios aéreos pesados para combate aos incêndios, o ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, disse três dias depois que a avaria do Beriev iria influenciar a decisão do Governo sobre a eventual aquisição do aparelho.

Caso Portugal opte pela compra do Beriev, o maior avião de combate a incêndios do mundo, o Governo está a estudar o modelo de pagamento, que poderá passar pela "amortização da dívida da antiga União Soviética a Portugal", disse ainda o governante.

A Beriev é uma empresa privada vocacionada para a construção de aeronaves de combate a fogos, mas existe a possibilidade de ser feito um acordo entre os dois países sobre a dívida que envolva esta operação, segundo António Costa.

O Beriev tem uma capacidade até 12 mil litros de água, cerca do dobro que o Canadair, outro modelo que está em equação pelo Governo.

A comissão técnica indicada para avaliar os meios aéreos em Portugal recomendou a aquisição de quatro aviões pesados.

Cada aparelho Beriev poderá custar entre 30 a 35 milhões de euros, conforme o equipamento que venha a ser incluído.

O Beriev é um avião anfíbio pesado multi-missão, podendo ser configurado em avião hospital, transportar carga para assistência humanitária, operar em controlo ambiental, fazer patrulhamento marítimo, projectar uma força de busca e salvamento e transportar outras forças em caso de catástrofe.

É um avião a jacto (e não um turbo hélice), o que lhe confere uma velocidade de cruzeiro acima dos 700 quilómetros/hora, segundo a Aeronova.




FONTE:http://www.rtp.pt/index.php?article=253733&visual=16&rss=0
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Bombeiro de 3ª
Corpo de Bombeiro: 0112-Mealhada

MensagemColocada: Qua Set 06, 2006 12:59 am    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Técnicas de Socorrismo, Salvamento e Desencarceramento, Combate a Incêndios para equipas de 1ª Intervenção / Manobras de mangueiras
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.4474s ][ Queries: 29 (0.1296s) ][ Debug on ]