Câmara realojou família afectada

MensagemColocada: Qua Set 13, 2006 11:17 pm    Assunto:

Câmara realojou família afectada
Lourenço Pinto mostrou-nos os estragos causados pelas chamas. Ao fogo, disse, pouco ou nada escapou, sobretudo na zona onde tinha a cozinha e a casa de banho

O fogo que deflagrou em Santo António, no sítio dos Três Paus, na noite de anteontem para ontem, atingiu uma residência familiar naquela zona, destruindo uma boa parte do recheio da mesma.
A família, quando chegámos ao local, ontem de manhã, procedia à recolha de alguns dos poucos bens que escaparam às chamas.
Lourenço Pinto, que vivia naquela casa há cerca de 22 anos, com a mulher e dois filhos — um deles, uma rapariga, agora a estudar em Liboa — disse que nunca tinha visto nada assim. «Já tinha ardido aqui à volta, mas nunca desta maneira».
Com um olhar desolador, Lourenço Pinto mostrou-nos o estado em que ficou o interior da sua residência. A zona mais atingida foi a cozinha e a casa de banho. Aí, disse, pouco ou nada se aproveita. Aquilo que as chamas não consumiram, acabou por ficar estragado com a água utilizada para combatê-lo. «Móveis, electrodomésticos, ficou tudo perdido», concluiu.
Agora, depois do fogo ter deixado este rasto de destruição, a Câmara Municipal do Funchal, tal como referiu o seu vice-presidente, já tratou do realojamento daquela família.
De acordo com Bruno Pereira, «foi disponibilizada à família, desde logo, um abrigo no Centro do Galeão em São Roque». Esta situação, tal como afirmou, está a ser acompanhada pelos serviços sociais da edilidade funchalense.
Apesar do fogo não ter atingido outras casas naquela zona, a verdade é que várias famílias passaram a “noite em claro”, conforme nos revelaram no local. Alarmadas pelas chamas que galgavam mato, eucaliptos e acácias, e com o receio de que as suas casas pudessem também ser afectadas, «ninguém conseguiu dormir, foi uma noite de inferno», confessou uma residente.
Manuel Rodrigues, que veio ver a irmã como estava, depois de ter sabido do incêndio, disse que ao longo dos seus 83 anos, não tem memória de um fogo tão intenso naquela zona, onde viveu durante muito tempo.
Tal como recordou, há uns anos houve um fogo ali em baixo, mas não chegou aqui acima. Desta vez, o fogo esteve aqui ao pé das casas. Foi uma noite de desassossego para esta gente».

fonte: jm.online

MensagemColocada: Qua Set 13, 2006 11:17 pm    Assunto: