Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Ânimas / Porto - Cede Cães Guia Para Surdos


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Cinotécnia


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Eugénio Vieira



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 01 Jan 2009
Mensagens: 7
Local/Origem: Massarelos - Porto - Maia

MensagemColocada: Qui Jan 01, 2009 5:46 pm    Assunto:
Ânimas / Porto - Cede Cães Guia Para Surdos
    Responder com Citação

Camaradas

Por falta de tempo a semana passada, não tive oportunidade de postar aqui neste magnífico Forum uma notícia que vi à hora do almoço na RTP 1, ligado à área da Cinotécnia na vertente "Cães Guia Para Surdos" uma novidade neste pequeno País.

Assim passo a citar um excerto da referida notícia:

Novidade em Portugal, primeiro Cão Certificado para Surdos já foi entregue pela Associação Ânimas do Porto.

Os novos donos da Lana, são Glória e Armando Baltazar, um casal que sofre de surdez total e residentes em Valongo.

Link para a Noticia RTP 1:

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=341223&tema=37


Como apaixonado ke sou pela área da Cinotécnia, mais precisamente a Busca e Salvamento, fiquei completamente fascinado pelo trabalho que vi na Reportagem...qualquer coisa de magnífico!

Sinto imensa pena ao deparar-me em diversos Foruns essencialmente nos tópicos ligados à Cintécnia, com discussões sem pés nem cabimento...relativamente a kem pode e kem deve salvar vitimas nesta área...kem certifica, enfim conversas que não levam a lado nenhum.

Afinal, deveriam estar todos unidos em redor de um só lema...TEMOS DE SALVAR VIDAS...certo?

E volto a dizer, sou simplesmente um apaixonado por esta área...mais nada!

Não tenho os conhecimentos que todos vós têm sobre as várias vertentes da Cinotácnia, mas por favor K9 deste país, juntem-se e tentem de uma vez por todas acabar com trocas e baldrocas que não vos levam a lado nenhum.

Sigam o exemplo desta Associação, lendo o Memorando de apresentação da mesma e que passo a transcrever:

Ânimas - Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social

Os Cães de serviço da ÂNIMAS são Cedidos Gratuitamente a pessoas de Associações representativas de diversas Patologias que nos solicitem.

Estes Cães, normalmente de raça Labrador Retriever , são treinados por Instrutores Especializados durante 10-12 meses sendo, mais tarde, submetidos a um período de ligação ao seu futuro dono, de acordo com os seus problemas, completando a formação aproximadamente ao fim de um ano.

Os Cães cedidos pela ÂNIMAS entregam-se com Coletes, Apólice de Seguro de Responsabilidade Civil, Certificado de Treino do Cão e Credenciado pela Associação, Boletim de Vacinas e de Análises ao Sangue, que deverá ser renovado cada 6 meses, e que o utente deverá trazer consigo sempre que se desloque em locais públicos acompanhado do seu cão.

Criada em 2002 e com sede no Porto, a Ânimas é uma Instituição particular de Solidariedade Social constituída por Psicólogos, Médicos, Veterinários, Instrutores de Cães de Assistência e Professores Universitários.

A Ânimas é uma Associação sem fins lucrativos (IPSS), que tem como Missão proporcionar às pessoas com Deficiência um recurso habilitador que aumente o seu nível de independência e auto-estima e que visa como já dissemos anteriormente:

1. Ceder de Forma Gratuita:

1.1 - Cães de Serviço (que auxiliam indivíduos com incapacidade motora): que realizam tarefas como abrir portas, recolher objectos do chão ou de locais inacessíveis, acender luzes, despir certas peças de vestuário;

1.2 - Cães para Surdos: que alertam para o toque de uma campainha, para o choro de um recém-nascido, para o alarme de incêndio;

2. Promover programas de Actividades Assistidas por Animais: acções lúdicas, normalmente realizadas em contexto Institucional, com o fim de proporcionar momentos de bem-estar a indivíduos de qualquer idade com ou sem patologia;

3. Terapia Assistida por Animais: uma metodologia de intervenção, realizada por profissionais de saúde, em que o animal é considerado parte integrante do processo terapêutico;

4. Realizar Acções de Formação: cursos, seminários, congressos;

5. Trabalhos de Investigação: no âmbito da utilização de Cães de Assistência.

Além da instrução de Cães para Surdos, a Ânimas educa outros capazes de serem integrados em programas de actividades e terapias assistidas por animais, com crianças, adultos e idosos.

Esta Associação costuma realizar Cursos de Formação para pessoas interessadas em fazer VOLUNTARIADO nesta área.

Endereço:

Ânimas - Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social

Directora: Profª. Drª. Liliana de Sousa

Av. Sidónio Pais, 392 - R/c - Dtº.

4100 - 466 Porto

Telefone: 22 606 76 00

Contactos: 91 815 74 56 ou 93 332 12 44

Email:animas@mail.pt

Página Oficial: www.animaspt.org (neste momento está Inop pois encontra-se em remodelação)


Para terminar, quero dizer-vos que eu próprio já contactei a Directora através de telefone, dando-lhe os meus parabéns e disponibilizando-me para colaborar dentra das minhas possibilidades com a sua Associação.

Um abraço a todos e façam por ser mais Felizes.

_________________
O Mundo só pode ser / Melhor do que até aqui / Quando conseguires fazer / Mais p'los outros do que por ti !(António Aleixo) É o que eu tento fazer!
Voltar ao topo
Google
AdSense






Posto: Adjunto / Cruz Vermelha
Corpo de Bombeiro: Nenhum

MensagemColocada: Qui Jan 01, 2009 5:46 pm    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Ambiente Saúde Higiene e Segurança, Operador de Central, Ordem unida e protocolo , Sistemas de Informação Geográfica / Tripulante de Ambulância de Socorro
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Cinotécnia Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você não pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.2029s ][ Queries: 29 (0.0483s) ][ Debug on ]