Ainda Não te Registaste? Clica aqui para o fazeres é Gratuito

Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net
www . Bombeiros - Portugal . net
O Ponto de Encontro de Todos Os Bombeiros
 
   Página InicialPortal AlbumAlbum  PortalForum FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   CalendarioCalendario  Lista de utilizadores BanidosLista de utilizadores Banidos   RegistarRegistar 
 Recomendar site a um amigoRecomendar  PerfilPerfil    Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas    EntrarEntrar  Ocorrências ActivasOcorrências Activas  Ocorrências ActivasRisco de Incêndio   LinksLinks   Links>Chat 
 Envie NoticiasEnviar Noticias  VideosVideos  EventosAdicionar Eventos  EventosEnviar Fotografias


Protecção Civil reconhece falta de coordenação no último nevão


 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net -> Noticias


Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Sandokam



Sexo: Sexo:Masculino
Registrado em: 06 Abr 2008
Mensagens: 220
Local/Origem: Ericeira

MensagemColocada: Qua Jan 21, 2009 9:32 am    Assunto:
Protecção Civil reconhece falta de coordenação no último nevão
    Responder com Citação

Operação foi "bem-sucedida" para secretário de Estado mas Gil Martins admite que devia ter sido mais 'assertiva'
A Protecção Civil garante ter aprendido lições pela forma como reagiu ao último nevão e, por isso, o comandante operacional, Gil Martins admite ser necessário mais acerto com a Polícia e com as concessionárias das estradas.

Ao falar aos deputados, ontem, na comissão parlamentar de Direitos, Liberdades e Garantias, e a seguir aos jornalistas, Gil Martins conclui que "antes de ter sido um problema de protecção civil, os percalços causados pelo mau tempo dos dias 8, 9, 10 e 11, nas zonas Centro e Norte, resultaram de um problema de trânsito". Daí que, acrescentou, "a acção da protecção civil tem de ser mais assertiva com as concessionárias e com as forças policiais, no sentido de serem cortadas estradas antes de haver casos de bloqueio".

Outro factor a melhorar é, de acordo com o comandante operacional, a divulgação de informação à população, a fim de evitar a proliferação de comportamentos de risco, como o dos condutores.

"A estas lições junta-se um factor meteorológico novo que é vulgarização da queda de neve em zonas até agora pouco habituais", acentuou Gil Martins, lembrando que está a ocorrer o quinto nevão do ano (ler página 29).

Um tom bem diferente, usou, na mesma audição, o secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, ao considerar que a operação foi "bem sucedida". Ainda acrescentou que "foram usados os meios necessários e adequados nos patamares municipais e distritais". Uma conclusão que o governante retira por não ter havido mortos ou feridos.

Na opinião do responsável político, "é injusto dizer o contrário", como disseram os deputados da Oposição, fazendo eco de opiniões, como a do presidente da Liga de Bombeiros ou o da Associação de Técnicos de Segurança e Protecção Civil. Fernando Negrão, do PSD, Hélder Amaral, do CDS-PP, e Helena Pinto, do BE, confrontaram o secretário de Estado com as notícias que têm vindo a ser publicadas e que dão conta de sinais de falta de coordenação das diversas forças no terreno e da ausência de meios. Mas a principal crítica expressa pela Oposição relacionou-se com falhas de prevenção.

Apesar do discurso optimista que caracterizou a sua intervenção, o secretário de Estado acabaria por admitir que "estaríamos melhor" se não houvesse apenas 78 comandantes municipais dos 272 que deveriam existir. E foi no sentido de alertar para essse facto que José Miguel Medeiros revelou ter tido recentemente uma reunião com o presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

Na audição esteve ainda o presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, o major general Arnaldo Cruz, que garantiu terem sido cumpridos os objectivos da operação, mas concluiu haver "dificuldades de actuação nas zonas mais densamente povoadas e nas povoações mais isoladas".

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1074678
Voltar ao topo
Google
AdSense






Corpo de Bombeiro: Nenhum

MensagemColocada: Qua Jan 21, 2009 9:32 am    Assunto:
Click Aqui para Ajudar O site
   





Cursos: Tripulante de Ambulância de Transporte
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum www . Bombeiros - Portugal . net Noticias Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
Você pode anexar ficheiros neste fórum
Você não pode baixar ficheiros neste fórum



Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Layout por ViPeR5000
Googlepage: GooglePullerPage
eXTReMe Tracker


CSS Valid PHP Valid CSS Valid
server monitor

[ Time: 0.3074s ][ Queries: 29 (0.1225s) ][ Debug on ]